EnglishEspañolPortuguês

Escócia poderá erradicar suas emissões de carbono em até 30 anos

15 de fevereiro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

De acordo com um novo relatório, a Escócia poderá reduzir inteiramente suas emissões de carbono até o ano de 2045. O relatório “Um Clima de Possibilidade: Aproveitar os recursos naturais da Escócia para acabar com a mudança climática”, foi encomendado pela WWF Scotland e conduzido pela Vivid Economics, e estabelece caminhos para a Escócia diminuir sua pegada de carbono.

Foto: Pixabay

A Escócia tem uma oportunidade particularmente única para atingir este objetivo mais rapidamente do que outros países. A Suécia já definiu uma meta para erradicar sua pegada de carbono até 2045 e a Nova Zelândia, até 2050, e a ambição política da Escócia de se igualar a seus pares é mais forte do que em muitos outros lugares. A Secretaria do Departamento do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do país comprometeu-se a criar leis para reduzir as emissões assim que receber a confirmação do Comitê de Mudanças Climáticas do Reino Unido.

O novo relatório da Vivid Economics publicado pela WWF Scotland, portanto, serve para fornecer informações sobre o que significa a “pegada nula” para a Escócia, e afirma que existem várias opções para o país alcançar essa meta até 2050. Para reduzir inteiramente as emissões de carbono, de acordo com o relatório, serão necessárias mudanças profundas em todos os setores da economia escocesa. Isso exigirá o aumento dos esforços existentes nos setores de construção, fábricas e agricultura. Mas também há setores em que ações adicionais são possíveis e, portanto, necessárias.

Os sumidouros de carbono têm um papel crucial a desempenhar no equilíbrio das emissões remanescentes e podem mesmo levar o país para além da pegada nula, reduzindo as emissões de carbono -202% até 2050, com apoio político suficiente e uma abordagem estratégica. Segundo o relatório, se a Escócia implantasse todas as medidas conhecidas de redução de emissões em sua economia, emitiria cerca de 13 MtCO2e, milhões de toneladas de gases de efeito estufa, por ano em 2050. A compensação por essas emissões necessárias poderá ser feita por meio de várias técnicas de redução de gases do efeito estufa, e não apenas alcançar a pegada nula, mas atingir -31 MtCO2e de redução de gases de efeito estufa.

“Sabemos que a mudança climática é uma das maiores ameaças que as pessoas e a natureza enfrentam”, disse Gina Hanrahan, diretora de política da WWF Scotland. “Para evitar as consequências mais perigosas no país e no exterior, precisamos cortar urgentemente nossas emissões e aumentar rapidamente nossos sumidouros de carbono por meio do plantio de árvores, restaurando turfeiras e melhorando a saúde de nossos solos.”

“Nos dez anos que seguiram após a última Lei de Mudanças Climáticas, já reduzimos as emissões quase pela metade e fizemos um progresso verdadeiramente incrível no corte do carbono do nosso setor de energia. Ainda há muito a ser feito para garantir que todos na Escócia estejam colaborando para a redução de emissões, para que possamos respirar ar puro.”

“Este relatório deixa claro que existe um caminho possível para a Escócia atingir a pegada nula na década de 2040”, continuou Hanrahan. “Estamos carregados de vantagens naturais para atingir essa meta. De nosso abundante recurso de energia renovável, à nossa grande área de terra adequada para sumidouros de carbono, à nossa história de inovação e força de trabalho qualificada, este novo relatório mostra que podemos erradicar nossa pegada de carbono antes de outras nações do Reino Unido e estar entre os líderes globais nessa questão.”

Você viu?

Ir para o topo