Dois homens foram detidos na terça-feira (12) suspeitos de traficar animais silvestres ameaçados de extinção no Maranhão. Foram encontrados três filhotes de tucano e dois periquitos da espécie Jandaia, que estavam sendo transportados em caixas de papelão do município de Mirinzal para São Luís.

Rafael Costa Silva e Auricélio Pereira Mendonça traziam as aves em uma van. O caso é investigado pela polícia.
“Fizemos a prisão da das pessoas e conduzimos à Delegacia do Meio Ambiente para o procedimento penal, para fazer o ato administrativo que é preencher a multa prevista no decreto e a partir dai, a delegada vai procurar mais indícios a outras pessoas que possam estar envolvidas nesse crime”, explicou ao G1 o Coronel Adenilson de Santana, comandante do Batalhão Ambiental.
Após prestarem depoimentos, os homens foram liberados. Eles assinaram um termo circunstanciado de ocorrência e devem responder pelo crime de tráfico de animais silvestres, com pena de até dois anos de detenção.
As aves foram resgatadas e levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres. Elas receberão os cuidados necessários para, depois, serem devolvidas à natureza.