Leopardo negro é fotografado pela 1ª vez em mais de 100 anos


Um leopardo negro foi fotografado por biólogos no Quênia, na África. O registro é o primeiro a ser feito no país desde 1909.

De acordo com o cientista Nick Pilford, a foto foi feita após meses de observação. Câmeras foram colocadas para rastrear a população de leopardos no condado de Laikipia, em 2018, após relatos sobre a presença do animal no local terem sido ouvidos.

(Foto: Will Burrard-Lucas)

“Nós intensificamos o número de câmeras na área em que os relatórios foram feitos”, disse Pilford ao jornal americano CNN. “Em alguns meses, fomos recompensados”, completou.

Descrito como “criticamente ameaçado de extinção” na International Union for Conservation of Nature’s Red List of Threatened Species (Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, em tradução livre), o leopardo negro tem sofrido com a caça, a perda de habitat, a competição por presas e os conflitos com fazendeiros. As informações são do F5, da Folha de S. Paulo.

De acordo com Pilard, a cor da pelagem do animal é resultado de uma mutação genética e o oposto do albinismo. “Esse melanismo ocorre em cerca de 11% dos leopardos em todo o mundo, mas a maioria deles vive no sudeste da Ásia”, explicou. “Leopardos negros na África são extremamente raros e a última observação confirmada foi em 1909 na Etiópia”, acrescentou.

O cientista faz parte de uma equipe que monitora populações de leopardos e trabalha pela preservação da espécie. Ele afirma ter ficado impressionado com a coincidência da localização do animal, que é referência no filme “Pantera Negra”, da Marvel.

“Coincidentemente, nossas observações estão muito próximas de onde a fantasia do país da Marvel, Wakanda, está localizada”, finalizou.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>