MP recomenda a Vale resgatar todos os animais em risco em Barão de Cocais

13/02/2019


Após a Vale aumentar o nível de risco de rompimento a barragem sul superior da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central do estado, o Ministério Público de Minas Gerais recomendou à mineradora que retire todos os animais da área que possivelmente seria afetada pelos rejeitos. Por se tratar de uma recomendação, a Vale pode não acatar o pedido do órgão.


(Foto: Paulo Filgueiras/EM)

No texto, o MP pede para que a Vale elabore, em no máximo três horas, um plano emergencial que contemple ações de localização, resgate e cuidado dos animais domésticos e silvestres da região. A orientação foi assinada por volta das 16h da última sexta-feira (8) e, portanto, o limite da mineradora para finalizar o plano seria às 19h.

O órgão recomenda à Vale que monte uma equipe técnica, preferencialmente habilitada em manejo etológico – ciência que estuda o comportamento animal – para realizar os socorros. Além disso, é solicitado que a mineradora disponibilize equipamentos, maquinários, veículos (aéreos ou terrestres) e suprimentos necessários para as atividades.

Para facilitar os resgates com as possíveis localizações dos animais, o MP orienta a Vale realizar uma entrevista com a identificação de todos os moradores desalojados da área de risco e sua declaração acerca da quantidade de animais por eles tutelados, espécie e local onde eles estavam antes da evacuação.

Os animais resgatados que não tiverem tutores deverão ser mantidos em abrigo que assegure condições de bem-estar. Lá, eles deverão ter acesso à água, alimento e cuidados veterinários.

Fonte: EM


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>