Ibama multa Vale por falha no resgate de animais em Brumadinho (MG)


O Ibama estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil para a mineradora Vale até que o plano de resgate de animais atingidos pelo rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG) seja executado de “forma integral e satisfatória”.  Além do hospital de campanha, já criado pela empresa, o Ibama exige que um centro para triagem e um abrigo também sejam implementados.

O órgão já aplicou outras cinco multas à Vale que, somadas, alcançam a quantia de R$ 250 milhões. “Em 26 de janeiro, o Ibama havia determinado por meio de notificação que a mineradora iniciasse em até 24 horas a execução do plano de salvamento de fauna e entregasse relatórios diários com informações sobre os animais resgatados”, declarou o Ibama. As informações são do portal Metrópoles.

(Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES)

“Em vistorias, agentes ambientais constataram atraso na realização das obras. Os relatórios enviados pela empresa não atendem integralmente as exigências estabelecidas na notificação”, completou.

A multa tem sido aplicada desde sexta-feira (8). Segundo o Ibama, o valor da multa é o máximo previsto para este tipo de infração, conforme a Lei de Crimes Ambientais.

Animais mortos a tiros

Policiais a bordo de um helicóptero foram flagrados pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, fuzilando animais que estavam atolados ou ilhados em meio à lama em Brumadinho. Foram mais de 20 disparos.

O chefe da Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Evandro Geraldo Borges confirmou a execução dos animais e disse que “essa decisão só é tomada nos casos em que não há outra opção”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ASCENSÃO

GRATIDÃO

INDEFESAS

VIDA NOVA

ETERNIZADO

AÇÃO SOCIAL

AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>