Dezenas de chimpanzés morrem devido a surto de vírus humano


Em menos de dois anos após o primeiro relato de um vírus humano, o mesmo que causa o resfriado, ter infectado e matado dezenas de chimpanzés selvagens em Uganda, um novo estudo identificou mais dois vírus de origem humana infectando grupos de chimpanzés na mesma floresta.

chimpanzé
Foto: Richard Wrangham

Os pesquisadores dizem que os novos surtos aconteceram simultaneamente, e um deles foi letal aos chimpanzés infectados. Os surtos afetaram diferentes comunidades de chimpanzés na mesma floresta entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017.

Um grupo, composto por 205 chimpanzés conhecidos como Ngogo no Parque Nacional Kibale, em Uganda, foi extremamente atingido, com quase 44% dos animais do grupo sofrendo de doenças respiratórias. Até agora, foi relatada a morte de 25 chimpanzés do grupo Ngogo durante o surto.

O outro grupo de chimpanzés, chamado Kanyawara e reunindo cerca de 55 animais, foi acometido por um surto em que 70% dos animais foram afetados por doenças respiratórias. Mas, em contraste com o grupo Ngogo, nenhum animal da comunidade Kanyawara morreu da doença.

O vírus que infectou os chimpanzés Ngogo foi identificado como o metapneumovírus, que é conhecido por causar a morte de chimpanzés em toda a África.

Já os chimpanzés Kanyawara foram infectados por um vírus diferente, parainfluenza 3, que é uma causa comum de gripe em crianças na idade pré-escolar.

“Isso foi realmente chocante”, diz Tony Goldberg, professor na Universidade de Wisconsin–Madison. “Na época, nós estávamos convencidos de que ambos os surtos foram causados pelo mesmo vírus, considerando que os surtos aconteceram exatamente ao mesmo tempo”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PRESERVAÇÃO

DESESPERO

CONSOLO

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>