EnglishEspañolPortuguês

Leis, acordos e estratégias ao redor do mundo para proteger o planeta

10 de janeiro de 2019
6 min. de leitura
A-
A+

A mudança climática está causando desastres de secas severas e inundações repentinas a furacões devastadores e derretimento de geleiras. No entanto, não é apenas o aquecimento global que está prejudicando o planeta em que vivemos. Existem muitas outras questões importantes, incluindo o uso de plástico e nosso uso excessivo de recursos naturais que estão tendo um grande impacto no meio ambiente.

mãos segurando um punhado de terra com uma plantinha
Foto: Getty Images

As negociações climáticas deste ano na Polônia entregaram uma mensagem urgente aos líderes mundiais sobre este cenário. Eles foram instruídos a agir agora e reduzir as emissões de gases de efeito estufa antes que seja tarde demais. Falando na cúpula, Sir David Attenborough reforçou essa mensagem, alertando que a mudança climática é agora a maior ameaça à humanidade e poderia levar ao colapso das civilizações e à extinção da maioria das espécies no planeta Terra.

No entanto, há boas notícias.

A conscientização do público sobre a questão está aumentando e não é apenas por causa das legislações. Instituições beneficentes ambientais, programas populares de transmissão, celebridades influentes e toda uma série de mídias também estão causando um grande impacto – educando as massas e inspirando ações em escala global.

É evidente que ainda há um longo caminho a percorrer para combater as mudanças climáticas, mas estamos progredindo. Líderes de todo o mundo estão intensificando os esforços para garantir que mudanças marcantes sejam feitas para reduzir drasticamente as emissões e mudar comportamentos.

O acordo de Paris

Este foi um acordo histórico e o primeiro desse tipo. Ele une as nações do mundo em um único acordo para enfrentar a mudança climática a partir de 2020. Quase 200 países da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) chegaram a um consenso em 2015 para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se comprometeram a limitar os aumentos de temperatura no mundo inteiro até não mais do que 2°C acima dos tempos pré-industriais. Na verdade, o objetivo é limitar isso ainda mais, a 1,5°C, se possível. O progresso será revisto a cada cinco anos e o financiamento das nações doadoras será destinado a países menos desenvolvidos.

No entanto, os cientistas comentaram que este acordo deve ser intensificado para atingir as metas estabelecidas e restringir realisticamente os efeitos da mudança climática. Um recente relatório da ONU sugere que o mundo realmente precisa triplicar seus esforços atuais para atingir a meta de 2°C.

Como foi noticiado recentemente, o Acordo de Paris está em certo risco em sua forma atual, com o Presidente Trump preparando-se para retirar os Estados Unidos do compromisso. Porém, isso não é algo que pode legalmente acontecer até depois da próxima eleição presidencial, então devemos ficar de olho.

A guerra contra o plástico

Estima-se que 12,7 milhões de toneladas de plástico acabam em nossos oceanos a cada ano (o equivalente a uma carga de caminhão a cada minuto). Isso levou muitos países a introduzir proibições ou taxas para tentar limitar o aumento exponencial do uso de plástico. A Dinamarca começou a cobrar uma taxa sobre as sacolas plásticas em 1993, e a taxa sobre sacolas de 2002 na Irlanda resultou em uma queda de 90% na demanda por sacolas plásticas de uso único.

Mais recentemente, o Secretário do Meio Ambiente Michael Gove anunciou a proibição de canudos e cotonetes de plástico no Reino Unido no final de 2019. Olhando para o futuro, a União Européia expressou sua intenção de proibir uma série de itens plásticos (incluindo canudos, placas e cutelaria de uso único) completamente até 2021, justificando que estes podem ser substituídos por materiais mais sustentáveis.

O tema da poluição plástica tem sido amplamente abordado na mídia recentemente, fazendo com que ela se torne a vanguarda da consciência pública. Isso levou uma série de grandes empresas a fazer mudanças significativas em suas operações, abandonando o plástico (ou prometendo fazê-lo rapidamente). Isso inclui restaurantes como McDonalds e Pizza Express, todos os hotéis Four Seasons e Hilton, bem como a cadeia de pub Wetherspoons e a lanchonete Pret a Manger – para citar apenas alguns.

Estratégia de Ar Limpo

O governo do Reino Unido divulgou a Estratégia de Ar Limpo em maio de 2018. O país está tentando reduzir a poluição do ar e a exposição humana à poluição por partículas – o quarto maior risco para a saúde depois do câncer, obesidade e doenças cardíacas. A nova estratégia é parte de um plano de 25 anos para deixar o meio ambiente em um estado melhor e é um acréscimo ao esquema de 3,5 bilhões de libras para reduzir a poluição do transporte rodoviário e veículos a diesel, estabelecida em julho do ano passado.

A ideia é reduzir a quantidade de pessoas que vivem em áreas onde as concentrações de material particulado estão acima dos limites estabelecidos até 2025. Além disso, promete garantir que apenas os combustíveis domésticos mais limpos estejam disponíveis para combater a amônia da agricultura, abordar emissões não exaustivas de microplásticos de veículos, capacitar o governo local com nova legislação primária, investir em pesquisa científica e inovação em tecnologia limpa e muito mais.

Proibição do carvão

No Reino Unido, existem atualmente oito usinas termoelétricas a carvão em uso. No entanto, a proibição do carvão introduzida este ano (que entrará em vigor em outubro de 2025) apresentou às empresas de energia um ultimato: adaptar seus ativos existentes para gerar energia mais verde ou fechar sua usina. Esta regra já pôs em marcha a mudança, com algumas usinas se adaptando ou construindo infraestrutura para geração de energia mais limpa, enquanto outras decidiram permanecer ativas até a proibição.

A decisão foi tomada para eliminar progressivamente as usinas a carvão e substituí-las por tecnologias mais limpas nas negociações sobre o clima que aconteceram em Bonn (COP23). Foram o Canadá, o Reino Unido e as Ilhas Marshall, que formaram uma aliança global chamada “Powering Past Coal.” Um ano depois de seu lançamento, a aliança agora conta com 75 membros comprometidos com a substituição de eletricidade ininterrupta a carvão por alternativas mais limpas e sustentáveis.

“Road to Zero Strategy”

O transporte rodoviário tem a maior parcela de emissões de gases de efeito estufa no setor da economia. Isso significa que as mudanças são vitais para o Reino Unido atingir suas metas de redução de carbono. A “Road to Zero Strategy” do Departamento de Transportes de 2018 define que pelo menos 50% (e até 70%) das vendas de carros novos terão emissões ultrabaixas até 2030 e até 40% para as novas vans. Essa política também trata da redução de emissões de veículos que já estão nas estradas e planeja encerrar a venda de carros e caminhões convencionais a gasolina e diesel até 2040.

Com um grande impulso em direção a carros de emissão zero, é necessária uma enorme expansão da infraestrutura verde em todo o país, assim como um grande foco no aumento da disponibilidade de estações de recarga para veículos elétricos (EVs). A Road to Zero Strategy define o cenário para o que o governo considerou “o maior avanço tecnológico para atingir as estradas do Reino Unido desde a invenção do motor de combustão.”

Você viu?

Ir para o topo