EnglishEspañolPortuguês

Gato 'cego' finalmente abre os olhos após ser resgatado

16 de janeiro de 2019
4 min. de leitura
A-
A+

Cotton foi abandonado nas ruas da Flórida, Estados Unidos, faminto e com muita dor. O pequeno gato branco contraiu sarna e a doença se espalhou por todo o seu corpo, incluindo os olhos.

cotton
Foto: Carmem Morales

“Ele nem ao menos conseguia ver ou abrir os olhos de tão grave que era sua situação”, disse Carmen Morales, fundadora do Animal Friends Project, ao The Dodo. “Deve ter sido tão assustador para ele, não poder ver. Ele estava sozinho e muito magro porque não conseguia encontrar comida.”

Morales, que abrigou dezenas de gatos doentes ao longo dos anos, criou uma ala de quarentena para o gato em seu banheiro, onde ela começou a alimentá-lo regularmente e tratá-lo com vários antibióticos. Cotton se coçava muito ainda, mas depois de alguns dias de tratamento, ele finalmente começou a sentir algum alívio.

“Nós podíamos ver seu corpo tenso começar a relaxar com o passar dos dias”, disse Morales. “Ele foi finalmente capaz de descansar sem sentir coceiras.”

cotton
Foto: Carmem Morales

Embora Cotton não pudesse ver, ele instantaneamente confiou em Morales. Ele era paciente, enquanto Morales trabalhava para aplicar pomada e óleo de coco na pele irritada todos os dias, e estava ansioso para vê-la e receber carinhos e comida. A condição de Cotton continuava melhorando.

Depois de algumas semanas de cuidados constantes, Cotton conseguiu abrir os olhos e enxergar. O que foi uma surpresa para Carmen, pois ela achava que o animal era cego. Cotton tinha heterocromia, uma condição em que animais e pessoas possuem olhos de cores diferentes um do outro.

cotton
Foto: Carmem Morales

Com o passar dos meses, Cotton finalmente se recuperou de seus problemas de saúde e parecia um gato completamente diferente.

Morales ficou chocada – e pelo que parecia, Cotton também estava. Ele tinha uma nova energia para finalmente explorar o mundo ao seu redor depois de ser incapaz de ver por tanto tempo. Ninguém sabe quanto tempo ele passou sem a visão, mas provavelmente foram muitos meses.

“Achamos que ele era cego e que ele seria cego para sempre”, disse Morales. “O veterinário pensou que, mesmo quando seus olhos se recuperassem, eles poderiam estar danificados, mas eles não estavam. Foi uma surpresa tão maravilhosa. Seus olhos eram simplesmente lindos.”

Depois de três meses completos em recuperação, Cotton, de 6 anos, era como um gato completamente novo, e ele formou um vínculo especial com Morales. Onde quer que ela fosse, ele a seguia, e ela era a única que podia acariciá-lo por mais de alguns segundos. Com outras pessoas, ele era nervoso e tímido – mas com Morales ao seu lado, ele lentamente se tornou confiante e se acostumou.

cotton
Foto: Carmem Morales

“Se eu for para outra sala, ele espera do lado de fora da porta”, disse Morales. “Ele dorme comigo, fica do meu lado o tempo todo. Ele e eu temos um relacionamento maravilhoso. Ele gosta de conversar e miar para mim.”

Depois de todo o sofrimento que Cotton suportou, ele está vivendo uma ótima vida agora, e Morales é grata por tê-lo encontrado e resgatado.

“Recebemos tantos pedidos de adoção para ele devido à sua aparência, mas no final eu percebi como ele estava ligado a mim”, disse Morales. “Eu não tive coragem de fazê-lo passar por outra grande mudança. Ele já tinha passado por tanta coisa.”

Cotton estava tão feliz em se tornar um membro permanente da família, e agora passa seus dias relaxando, brincando e seguindo sua tutora em todos os lugares que ela vai.

“Ele é tão bonito e é o companheiro perfeito para nossa família”, disse Morales. “Gatos como o Cotton dependem de pessoas para se curar, porque nem sempre podem pedir ajuda. Tenho certeza de que muitas pessoas o rejeitaram enquanto ele estava doente, mas ele estava apenas esperando que alguém lhe desse uma chance.”

Você viu?

Ir para o topo