EnglishEspañolPortuguês

Estudo afirma que cachorros acima do peso podem viver menos

7 de janeiro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Pesquisadores examinaram mais de 50 mil cães de 12 das raças mais populares, usando estatísticas do Banfield Pet Hospital, ao longo de duas décadas. A correlação entre excesso de peso e tempo de vida reduzido foi observada em todas as raças, embora alguns tenham menos tempo de vida do que outros.

um labrador sentado olhando para seu prato de comida

Foto: Getty ImagesUm pastor alemão do sexo masculino com excesso de peso, por exemplo, provavelmente morrerá cinco meses prematuramente, enquanto um Yorkshire Terrier obeso pode perder até dois anos e meio de sua vida.

A obesidade nos animais domésticos está em ascensão no Reino Unido e nos Estados Unidos. Quase metade das famílias norte-americanas abriga um cachorro ou gato, com um em cada três acima do peso.

Alimentar demais é muitas vezes a causa disso. Mais da metade dos tutores afirmam que costumam dar comida para seus animais, caso eles implorem. Enquanto quase 25% deles às vezes superalimentam seus animais apenas para “mantê-los felizes”. Muitos admitiram que não medem as porções de comida para animais domésticos. E isso pode ter um impacto na qualidade e duração da vida dos animais.

Co-autor do estudo e professor de Medicina de Animais de Pequeno Porte da Universidade de Liverpool, Alex German, disse: “Os tutores muitas vezes não sabem que seu cão está acima do peso, e muitos podem não perceber o impacto que pode ter sobre a saúde deles.”

“O que eles podem não saber é que, se seu amado animal é muito pesado, eles são mais propensos a sofrer de outros problemas, como doenças articulares, problemas respiratórios e certos tipos de câncer, além de piorar a qualidade de vida. Esses problemas de saúde e bem-estar podem afetar significativamente o tempo de vida.”

“Para muitos tutores, dar comida, particularmente saborosos restos de comida e petiscos, é a maneira como demonstramos afeição pelos animais”, acrescentou. “Ser cuidadoso com o que você dá ao seu cão pode ajudar a mantê-los em boa forma, permitindo que eles vivam por muitos anos.”

Alex German tem essas quatro dicas para garantir que seu cão mantenha um peso saudável:

1- Fale com o seu veterinário sobre o peso ideal do seu cão e quanto alimento ele precisa.
2- Certifique-se de que eles recebam a quantidade certa de exercício, dependendo do tamanho e da raça.
3- Evite dar para eles os restos de comida, especialmente porque nem todos os alimentos são seguros para animais de estimação.
4- Pesar o seu cão regularmente, pois mesmo um ligeiro aumento no peso pode ter um grande impacto na sua saúde.

Você viu?

Ir para o topo