EnglishEspañolPortuguês

Podem existir criaturas no planeta mais inteligentes que os humanos

31 de janeiro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Imagem: Pixabay

Há muito tempo os humanos são considerados os seres mais inteligentes entre todas as espécies. Contudo, poderia haver alguém mais inteligente e capaz que nos tirar dessa posição? Muitas pessoas acreditam que a resposta para essa pergunta é sim. Como assim?

Quem pode ser mais inteligente que o ser humano?

Um estudo feito ano passado, afirma que os golfinhos são criaturas altamente inteligentes e que podem superar a inteligência humana em alguns aspectos. Um deles é a autoconsciência. No teste, foi um teste de auto-reconhecimento de espelho (MSR) que consiste basicamente em apresentar um espelho ao sujeito e ver quanto tempo ele ou ela leva para se reconhecer.

Quando apresentados a um espelho, os bebês humanos geralmente não conseguem se reconhecer até os 12 meses de idade. Os golfinhos nariz-de-garrafa, por outro lado, são capazes de se reconhecer com apenas sete meses de idade. O experimento foi feito em golfinhos machos e fêmeas para obter uma série de resultados.

Foto: Pixabay

Eles são capazes de muito mais do que qualquer um já percebeu. Eles são até capazes de criar sons personalizados que podem ser vistos como o equivalente como nomes para diferentes membros de seu grupo. Eles podem resolver problemas, bem como se comunicar uns com os outros sem qualquer dificuldade. Algumas pessoas realmente acreditam que devemos tratá-los como pessoas, em certo sentido, por causa de seu alto intelecto.

O que o relatório diz?

Aqui está uma pequena parte do estudo sobre os golfinhos:

Nós expusemos dois jovens golfinhos-nariz-de-garrafa a um espelho subaquático e analisamos gravações em vídeo de suas respostas comportamentais durante um período de três anos. Ambos os golfinhos exibiram MSR, indicado pelo comportamento auto-dirigido no espelho, em idades mais precoce do que geralmente relatadas em crianças e em idades muito mais novas do que os chimpanzés.

O início precoce da MSR em jovens golfinhos ocorre paralelamente ao desenvolvimento sensório-motor avançado, interações sociais complexas e recíprocas e à crescente consciência social. Ambos os golfinhos passaram nos testes subsequentes em idades comparáveis às crianças. Assim, nossos resultados indicam que os golfinhos exibem autoconsciência em um espelho em uma idade mais jovem do que já relatada anteriormente para crianças e outras espécies.

Os golfinhos estão aqui há mais tempo que nós e têm cérebros muito maiores. Podemos aprender muito com esses animais, se os encararmos como iguais ou não. Eles devem ser estudados e testados para ver o que eles são realmente capazes de fazer.

O vídeo abaixo fala sobre os golfinhos e como inteligentes eles realmente são.

Fonte: Disclose.tv

Você viu?

Ir para o topo