Liminar determina que Vale resgate animais atingidos pelo rompimento da barragem


Animais aguardam sozinhos e silenciosamente por resgate | Foto: Douglas Magno/AFP

O deputado estadual Noraldino Júnior (PSC) ganhou na Justiça a liminar que obriga a Vale a resgatar os animais que foram vítimas da tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de BH. O pedido foi deferido pela juíza Perla Saliba, que determinou uma multa diária de R$50 mil em caso de descumprimento.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) informou que a mineradora responsável pelo crime ambiental deve providenciar uma “equipe capacitada, medicamentos, alimentos, maquinários e todo e qualquer meio adequado ao resgate, acolhimento e tratamento dos animais agonizantes”.

Segundo informações do portal G1, a juíza manda intimar o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, ou seu representante legal para que a determinação seja cumprida. Desde o rompimento da barragem na última sexta-feira (25), centenas de animais estão aguardando por socorro atolados nos rejeitos e escombros. Feridos, cansados e famintos, eles esperam sozinhos por socorro ou pela morte.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

GOIÂNIA (GO)

MÉXICO

CRUELDADE

AMOR

EMPATIA

AMOR

CRUELDADE

CHINA

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>