Ave aquática “presenteia” sua companheira com um pedaço de plástico


A poluição nos mares tem causado danos irreversíveis ao ecossistema. Estudos apontam que até 2025, os oceanos do planeta estarão três vezes mais poluídos com plástico e estima-se que já existem pelo menos 5,25 trilhões de pedaços deles.

Uma imagem comovente mostra um pássaro aquático oferecendo um presente a sua companheira na esperança de impressioná-la.

O que o grande mergulhão-de-crista não sabe é que seu “mimo” nada mais é do que um pedaço de plástico.

Capturada em um lago em Derbyshire, na Inglaterra, a foto demonstra o terrível impacto do lixo no meio ambiente.

Grandes mergulhões são conhecidos por suas elaboradas demonstrações de cortejo. Pares balançam a cabeça um para o outro durante uma ‘dança’ na água e mergulham para coletar pedaços de ervas daninhas e outras plantas para oferecer ao seu parceiro.

Este pobre mergulhão, no entanto, emergiu com apenas um pedaço de plástico potencialmente jogado por humanos.

A fotógrafa Mary Wilde, que tirou a foto em um lago perto de Clay Cross, no sul de Chesterfield, no domingo passado (20), disse sobre o ritual: “Geralmente é uma bela vista. Os pássaros mergulham para oferecer uns aos outros pedaços de erva e agitam suas cabeças para frente e para trás. As informações são do Daily Mail.

“Este apenas deixou cair o plástico de volta na água. Foi muito triste e eu pensei que é um problema atual com as pessoas jogando lixo”.

O plástico está arruinando os mares e oceanos. Normalmente, os efeitos deles são sentidos em climas mais frios, com criaturas marinhas morrendo depois de comê-los ou se emaranhar neles. Mas este exemplo mostra como o impacto também é sentido por todos os animais.

O grande mergulhão-de-crista, dos quais existem 4.600 casais reprodutores na Grã-Bretanha, prefere nadar a voar e, por suas plumas ornamentadas, já foi muito caçado fazendo com que os números despencassem.

A Kaite Helps, do Derbyshire Wildlife Trust, disse que os pássaros muitas vezes oferecem um ao outro “algo bonito” quando tentam conquistar o parceiro.

Ela acrescentou: “A poluição plástica tem sido notícia recentemente graças a programas como o Planeta Azul da BBC, mas o problema é tão próximo de casa, não apenas em oceanos distantes, e essa foto é um lembrete gritante disso”.

“Em Derbyshire, o plástico está entupindo nossos rios e lugares que deveriam ser abrigos para a vida selvagem”.

“Todos nós contribuímos e todos nós precisamos fazer mudanças para evitar resíduos plásticos. No ambiente ele representa uma ameaça tão grande para a vida selvagem, porque não desaparece apenas, ele simplesmente se decompõe em pedaços cada vez menores”.

“Além dos perigos de ficarem presos ou feridos, os animais frequentemente ingerem fragmentos de plástico, com o potencial de se acumular nos corpos dos maiores da cadeia alimentar.”

No ano passado, a Great Plastic Pick Up foi parabenizada pela primeira-ministra Theresa May, depois que 20.000 voluntários removeram toneladas de lixo por todo o país.

Em apenas três dias, recolheram lixo suficiente para encher 17.000 lixeiras e 120.000 sacos de garrafas, alumínio e resíduos.

A campanha será relançada com a Keep Britain Tidy pedindo para que as pessoas deixem a nação limpa de 22 de março a 23 de abril.

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DADOS ALARMANTES

MAUS-TRATOS

DESMONTE AMBIENTAL

ZOOFILIA

RÚSSIA

FINAL FELIZ

CRUELDADE

CRISE ECONÔMICA

SINERGIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>