Fotos comoventes revelam drama de animais vítimas da tragédia de Brumadinho (MG)


Antes e depois do rompimento da barragem | Foto: Divulgação

O rompimento de uma das barragens da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de BH, não para de fazer vítimas. Até o momento 34 pessoas foram encontradas mortas, 296 estão desaparecidas e milhões de animais morreram tragicamente neste que está sendo considerado um dos maiores crimes ambientais já cometidos no país.

Muitos animais, domésticos e silvestres, ainda estão no local, atolados nos rejeitos de minérios, aguardando socorro. Infelizmente, a maioria deles não sobreviverá, pois a prioridade de resgate é das vítimas humanas. Uma série de iniciativas estão sendo realizadas para minimizar o sofrimento desses seres indefesos.

Membros dos grupos Veterinários da Estrada e Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA) informaram que não medirão esforços para ajudar a salvar os animais. O CRMV de Minas Gerais também está organizando uma força-tarefa de médicos veterinários para atuar no local, aguardam apenas a autorização para começar os resgates.

O deputado estadual Noraldino Junior, presidente da Comissão de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, anunciou que entrará com pedido de liminar exigindo que a Vale resgate os animais vítimas do rompimento da barragem. “Nós temos que garantir que todas as vidas sejam salvas”, disse.

Pontos de coleta estão sendo organizados em todo o país para receber doações de medicamentos, alimentos e produtos de limpeza e higiene. para conferir a lista clique aqui. Veja abaixo uma série de imagens  registradas por fotojornalistas que mostram o drama e o sofrimento dos animais que aguardam silenciosamente o socorro:

Lucas Prates/Hoje em Dia
Reprodução/TV Record
Giazi Cavalcante
Fernando Moreno/Futura Press
Xinhua/Rodney Costa/Eleven/Agência Estado
Eduardo Anizelli/ Folhapress
Adriano Machado/Reuters
Fábio Barros/Agência Estado
Fábio Barros/Agência Estado
Paulo Fonseca/EFE
Giazi Cavalcanti
Foto: Mauro Pimentel/AFP
Leo Drumond/Agencia Nitro via AP
Foto: Mauro Pimentel/AFP
AFP/Douglas Magno

 

 

 

 

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CRIME AMBIENTAL

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE

RESILIÊNCIA

BRECHAS LEGAIS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>