Cerca de 80 lóris são resgatados das mãos de traficantes de animais silvestres


Os lóris são um tipo de primata encontrados apenas na Ásia.  Com olhos grandes e andar lento, ele são bem adaptados à vida noturna mas , infelizmente, algumas sub-espécies estão ameaçados de extinção.

Através de uma denúncia, dois homens foram capturados com 79 lóris da floresta, em Java Ocidental, na Indonésia. Eles planejavam enviá-los para a China, onde seriam vendidos como animais domésticos.

Os lóris passaram meses amontoados em minúsculas caixas com comida e água suficientes apenas para mantê-los vivos.

A polícia entrou em contato com funcionários do Departamento Regional de Silvicultura do Oeste de Java (BKSDA) e do Resgate de Animais Internacionais (IAR) para que a ação fosse realizada.

“Havia dois ou três em cada caixa”, disse Lis Key, PR e gerente de comunicações da IAR, ao The Dodo.

“Ser mantido lá por dois meses deve ter sido assustador para eles. Para um animal selvagem tímido e noturno, o confinamento em uma daquelas caixas por qualquer período de tempo deve ter sido traumatizante”.

Alguns animais tinham marcas de mordida e outras feridas em seus corpos, que provavelmente infligiram um ao outro devido ao estresse do cativeiro.

“Animais selvagens em cativeiro geralmente desenvolvem comportamentos anormais estereotipados para lidar com o estresse”, disse Key.

“Eles correm o risco de morder um ao outro e realizar movimentos repetitivos, como balançar a cabeça ou se mover para frente e para trás, chorar, não comer ou beber, tentar se esconder em um canto da caixa.”

Um dos lóris foi encontrado com uma bolinha de ar comprimido no rosto.

“Aquele pobre animal deve ter tido uma dor terrível e ficou aos cuidados da nossa equipe médica”, disse Key.

Infelizmente, o resgate aconteceu tarde demais para alguns dos animais – e é possível que outros tenham morrido e sido descartados antes que a ajuda chegasse, explicou Key. Mas a equipe de resgate está fazendo tudo que pode para ajudar os sobreviventes.

Segundo o The Dodo, é comum os traficantes cortarem completamente os dentes lóris – sem qualquer tipo de anestesia – para que os animais sejam mais fáceis de manusear e não possam contra-atacar e, assim, serem vendidos como animais domésticos.

Felizmente, todos os pequenos primatas resgatados ainda tinham seus dentes intactos, o que permitirá que sejam à natureza.

“Eles estão certamente nas melhores mãos agora, e nossa equipe lhes dará a melhor chance de se recuperar e voltar um dia para sua casa na floresta tropical”, disse Key.

“É extremamente encorajador que a Polícia de Majalengka e o Departamento Florestal tenham agido de forma tão rápida e decisiva no combate a este crime contra a vida selvagem”, disse Key.

“E também muito animador que a comunidade local tenha se apresentado e relatado a atividade ilegal dos dois caçadores. Isso realmente nos dá esperança de ver pessoas e órgãos do governo agindo para proteger espécies selvagens e punir aqueles que as exploram ”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AÇÃO SOCIAL

AÇÃO SOCIAL

PRECAUÇÃO

ÍNDIA

ESTUDO

ÓRFÃO

ARTIGO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>