EnglishEspañolPortuguês

Projeto de lei na Ucrânia banirá testes de cosméticos em animais

18 de janeiro de 2019
1 min. de leitura
A-
A+

O Ministério da Saúde da Ucrânia anunciou em sua página do Facebook que irá apresentar um projeto de lei que proibirá a realização de testes de cosméticos em animais, fazendo as empresas optarem por alternativas livres de crueldade.

ratos explorados
Foto: Getty Images

“Um dos aspectos importantes do novo regulamento é banir os testes de cosméticos em animais e fornecer às empresas estrangeiras e nacionais a possibilidade de utilizar os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, particularmente as alternativas de testes de cosméticos”, declarou o Ministério.

A regulamentação dos produtos cosméticos é elaborada com base nas normas da União Europeia. O Ministério da Saúde ucraniano planeja fornecer um período de transição para as empresas se adequarem às novas demandas para testes de cosméticos, permitindo que o mercado de cosméticos ucraniano se desenvolva sem explorar animais no processo.

“Esta decisão baseia-se no fato de que, atualmente, a Ucrânia não possui nenhum método alternativo para testar a segurança dos cosméticos. A União Européia também teve o período de transição para a implementação de novas demandas para os testes de cosméticos,” explicou o Ministério.

Recentemente, a Sérvia implementou uma lei que proíbe a matança de animais para a produção de peles. A lei havia sido aprovada em 2009, mas a implementação foi adiada até agora para os empresários adaptarem seus negócios à medida.

A população da Ucrânia está prestando mais atenção à questão do abuso de animais, com destaque para a caça e para a exploração dos cães nessa prática, além da matança de cachorros abandonados. O parlamento da Ucrânia considerará os projetos de lei sobre a proteção dos direitos animais.

Você viu?

Ir para o topo