Organizações de direitos animais conseguiram cancelar evento bizarro em que o público poderia patinar no gelo ao lado de pinguins.
O Queens Skate Dine Bowl em Bayswater, no oeste de Londres, ofereceu aos clientes a oportunidade de conhecer cinco pinguins Humboldt , como uma colaboração ao Penguin Awareness Day, para arrecadar fundos para a Bird Life, uma organização dedicada à caridade animal.
Vários grupos de bem-estar animal, incluindo a PETA, a World Animal Protection UK e o Born Free Foundation, se manifestaram contra o evento.
“Usar pinguins para atrair clientes pagantes é cruel e irrefletido”, escreveu Peta no Twitter.
“Os pinguins de Humboldt pertencem à água fria e às ilhas rochosas da costa da América do Sul, e não a pista de patinação em Londres”.
“Forçá-los a suportar o estresse de serem transportados e depois soltos em um ambiente desconhecido – com pessoas estranhas – deixariam esses animais sensíveis confusos, estressados e petrificados.”
A Fundação Born Free acrescentou: “@Queens_London Patinação no gelo com pinguins vivos é uma ideia terrível e exploradora, mesmo que os lucros sejam destinados à caridade.
“A melhor coisa para o #PenguinAwarenessDay é cancelar este evento.”
O Queens Skate Dine Bowl anunciou, no último sábado (12), que estava cancelando o evento.
Uma declaração na página do local do evento dizia: “Infelizmente, devido às preocupações levantadas por vários grupos de proteção animal, incluindo a Peta & Freedom for Animals – tivemos que cancelar o evento pelo interesse dos pinguins e dos nossos convidados.
“Agradecemos àqueles que compartilharam nossa empolgação com este evento – seus ingressos serão reembolsados nas próximas 48 horas.”
A empresa também acrescentou que o evento foi “planejado como uma experiência sem fins lucrativos, educacional e acessível” com o objetivo de aumentar a conscientização e educação sobre pinguins.
Novas críticas
Mesmo com o cancelamento, os organizadores ainda foram criticados por expressarem sua decepção com a não realização do evento e pela falta de um pedido de desculpas pela ideia cruel.
“Péssima decisão, em primeiro lugar, e mais falha pela falta do pedido de desculpas que vocês precisavam em redes sociais por esse erro. #boycottQueensLondon ”, escreveu uma pessoa no Twitter.
Outro acrescentou: “Eu sou grato pelo cancelamento você cancelou, mas este tweet mostra que, apesar de tudo, fundamentalmente vocês ainda não entendem que estavam errados, o que é uma verdadeira vergonha.”