Suprema Corte dos Estados Unidos defende proibição do foie gras na Califórnia


A Suprema Corte dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira (07) a proibição do foie gras na Califórnia, encerrando uma longa batalha legal entre ativistas pelos direitos animais e defensores da prática abominável.

Foto: Pixabay

O mais alto tribunal dos EUA rejeitou um recurso apresentado por produtores de foie gras contra uma lei que proíbe a venda de produtos obtidos a partir de gansos ou patos forçados a uma alimentação excessiva para aumentar seu fígado. As informações são da ABS CBN News.

A lei, aprovada em 2004 pela Califórnia em nome dos direitos animais, traz uma multa de US $ 1.000.

Entrou em vigor em 2012, foi suspensa pelos tribunais em 2015 – mas depois foi confirmada em recurso em 2017.

Produtores de foie gras do Canadá e de Nova York, junto com um dono de restaurante da Califórnia, apelaram para a Suprema Corte em defesa dessa iguaria que eles chamaram de “talvez a comida mais difamada e incompreendida do mundo”.

Eles argumentaram que um estado não poderia proibir um produto autorizado pelo governo federal.

Eles tiveram apoio da França que chamou a lei da Califórnia de “um ataque à tradição francesa gastronômica e cultural”.

Foto: Pixabay

O tribunal superior descartou o recurso sem explicação. Como tal, a lei da Califórnia permanece em vigor.

“Esta vitória dos animais reflete incansáveis ​​esforços de ativistas para se opor à indústria arcaica do foie gras”, disse o grupo de defesa dos animais PETA.

“Agora que a Califórnia pode impor essa proibição, a PETA pede que as pessoas denunciem qualquer restaurante que seja pego servindo essa prato ilegal e terrivelmente produzido”, disse a presidente da PETA, Ingrid Newkirk, em um comunicado.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSCIENTIZAÇÃO

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>