Os defensores dos animais estão celebrando uma grande vitória para um amado rebanho de cavalos selvagens na Floresta Nacional de Tonto, no Arizona, que agora estão oficialmente protegidos de serem removidos e assassinados.
O rebanho, conhecido como cavalos selvagens do Salt River, tornou-se o centro de uma grande controvérsia em 2015, quando o Serviço Florestal anunciou planos para removê-los e leiloá-los. A agência argumentou que eles eram animais não domesticados e não tinham direito à proteção sob o Wild and Free-Roaming Horse and Burro Act de 1971, e portanto não era responsável por gerenciá-los.
Essa legislação foi aprovada para proteger cavalos selvagens de “captura, abuso, assédio ou morte”, mas as agências responsáveis pela proteção dos cavalos selvagens, incluindo o Departamento de Gestão de Terras e Serviços Florestais, continuaram a falhar, e milhares de cavalos continuaram sendo removidos do seu devido lugar na paisagem.
Felizmente, esses cavalos não estavam sem defensores, e as notícias dos planos do Serviço Florestal provocaram uma violenta indignação pública. O Grupo de Gerenciamento de Cavalos Selvagens de Salt River (SRWHMG), que cuida desses cavalos na natureza há anos, entrou com uma liminar para parar a captura e milhares de pessoas de todo o mundo fizeram uma petição no Care2 pedindo ao Serviço Florestal para deixá-los na natureza. A petição reuniu mais de 220 mil assinaturas.
Como resultado do clamor público sobre o seu potencial de remoção e abate, a Lei do Cavalo Selvagem de Salt River foi aprovada para protegê-los. Agora, a SRWHMG, sua parceira American Wild Horse Campaign e o público estão celebrando um acordo que foi alcançado para garantir sua proteção a longo prazo e a promulgação dessa legislação, que finalmente entrou em vigor no dia 1º de janeiro.
“Dois anos atrás, os cavalos selvagens do Salt River quase foram removidos de seu habitat e mortos. Hoje é um grande dia! Os cavalos selvagens do Salt River são protegidos contra abuso e assassinato. Estamos profundamente gratos ao Governador Doug Ducey por sua compaixão e dedicação em proteger esses queridos cavalos selvagens, ao Representante Estadual Kelly Townsend por apresentar o projeto de lei que fez este acordo proteger os cavalos e ao Serviço Florestal por reconhecer o forte interesse do público em proteger este rebanho histórico e popular,” disse Simone Netherlands, presidente da SRWHMG.
A nova lei exige que os cavalos selvagens de Salt River sejam protegidos contra danos, abuso e assassinato, e sejam humanamente mantidos na natureza através de parcerias entre autoridades federais, estaduais e locais, e organizações sem fins lucrativos, como a SRWHMG, que está pronta para ajudar.
“Somos gratos pelo enorme apoio do público ao nosso trabalho, que incluiu o resgate e tratamento de cavalos selvagens de Salt River gravemente feridos, fixando quilômetros de cercas para manter cavalos fora de estradas e atividades de extensão para manter o público e os cavalos em segurança.”
Esperamos que os cavalos selvagens de Salt River continuem por perto para as gerações vindouras, e que a conscientização levantada por sua situação encoraje as pessoas a continuarem procurando ajudar os milhares de outros cavalos selvagens e burros que vivem em terras públicas cujo futuro permanece em questão.
As agências responsáveis pelo cuidado com os cavalos selvagens devem protegê-las, não submetê-las a brutais confinamentos ou assassiná-las para beneficiar interesses especiais que queiram vê-las desaparecer.