EnglishEspañolPortuguês

Bélgica proíbe métodos halal e kosher de matança animal

8 de janeiro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

Uma região belga proibiu a matança halal e kosher, a menos que o animal fique atordoado antes de ser morto, apesar dos críticos dizerem que isso viola a liberdade de religião.

Ban: Matança halal e kosher sem primeiro atordoar o animal agora é proibido em Flandres, na Bélgica, com a Valônia a seguir em setembro.

Segundo o Daily Mail, a região norte da Flandres é a primeira na Bélgica a implementar a proibição, seguida pela região sul da Valônia, em setembro do ano passado. A proposta de lei foi criticada como “o maior ataque aos direitos religiosos judaicos desde a ocupação nazista” pelo Congresso Judaico Europeu.

Tanto os rituais muçulmanos halal quanto os judaicos kosher exigem que os açougueiros matem o animal cortando sua garganta e drenando o sangue.

Sob a nova lei, os animais terão que ser eletrocutados antes de serem mortos, o que a maioria dos defensores dos direitos dos animais dizem ser mais humano do que os rituais halal e kosher.

As comunidades muçulmanas e judaicas da Bélgica expressaram sua oposição à lei, dizendo que halal e kosher exigem que o animal esteja em “perfeita saúde” quando sua garganta é cortada – o que excluiria a atordoamento do animal primeiro.

Alguns dizem que a proibição não é sobre os direitos animais mas sim sobre o anti-semitismo e islamofobia.

“É impossível conhecer as verdadeiras intenções das pessoas”, disse ao New York Times Rabbi Yaakov David Schmahl, um rabino em Antuérpia, capital da Flandres. “A menos que as pessoas digam claramente o que têm em mente, mas a maioria dos anti-semitas não fazem isso”.

“Isso definitivamente traz à mente situações semelhantes antes da Segunda Guerra Mundial, quando essas leis foram introduzidas na Alemanha“, disse ele.

Ritual: de acordo com as regras para carne halal e kosher, o açougueiro precisa abater o animal cortando sua garganta e drenando o sangue.

Em janeiro de 2018, várias organizações religiosas entraram com ações judiciais para impedir a nova legislação, incluindo uma apresentada em conjunto pela Federação Belga de Organizações Judaicas, o Congresso Judaico Europeu e o Congresso Judaico Mundial.
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos já descreveu o massacre kosher como “um aspecto essencial da prática da religião judaica”, suas ações judiciais

Vários países, incluindo Suécia, Dinamarca, Suíça e Nova Zelândia, já proíbem o abate sem atordoamento.

Certificado halal de qualidade

Ano passado a startup de comidas veganas Impossible Foods recebeu certificação halal do Conselho Islâmico de Alimentação e Nutrição da América (IFANCA) sob os regulamentos do Jabatan Kemajuan Islam Malaysia (JAKIM).

“Halal” significa “legal” em árabe e é uma designação dada a alimentos que obedecem a restrições alimentares islâmicas – o que geralmente se refere a certos métodos de abate de animais. Os auditores do IFANCA visitaram as instalações de produção da Impossible Foods em Oakland, CA, para determinar que as instalações, ingredientes e o processo de produção do Impossible Burger baseado em vegetais atendem aos padrões alimentares descritos no Alcorão.

Royal Grill Halal – o fornecedor de rua do Yelp mais bem cotado de Nova York – se tornou-se o primeiro negócio desse ramo a adicionar o Impossible Burger ao seu menu.

 

Você viu?

Ir para o topo