EnglishEspañolPortuguês

Urso torturado e forçado a dançar é resgatado na Índia

4 de janeiro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Com uma corda amarrada no nariz controlando cada movimento seu, o urso Raju foi forçado por seu algoz a “dançar” nas ruas da Índia para ganhar gorjetas. Para quem via o espetáculo, parecia que ele estava dançando, mas Raju na verdade estava se contorcendo de dor enquanto seu tutor puxava a corda para frente e para trás como um marionetista cruel.

urso raju com a corda amarrada no focinho
Foto: The Dodo

Essa era a vida de Raju e de incontáveis ​​outros ursos nas ruas da Índia, onde a prática era popular há quase 400 anos. Quando as pessoas começaram a falar contra a negligência, a prática foi banida em 1972, e os grupos de proteção da vida silvestre trabalharam para resgatar os ursos um por um, cortando suas cordas e terminando sua tortura. Mas Raju ainda estava preso – até que a Wildlife SOS encontrou o urso e lhe deu um lar seguro em 2009.

Raju, de dezesseis anos de idade, leva uma vida melhor agora no Centro de Resgate de Ursos da Wildlife SOS Bannerghatta – mas seus salvadores nunca se esquecerão da negligência que ele sofreu.

o urso raju com a corda amarrada no focinho. seu focnho tem cicatrizes e está sujo de terra
Foto: The Dodo

“As cicatrizes no focinho desfigurado de Raju e vários dentes perdidos atuam como um lembrete constante da crueldade infligida a centenas de vidas inocentes de ursos, tudo em nome da prática de exploração de ursos que já foi predominante na Índia”, Geeta Seshamani, co-fundadora da Wildlife SOS, disse em um comunicado. “No entanto, Raju se mostrou um urso de extraordinária força emocional e caráter, apesar de tudo o que ele sofreu no passado.”

Este ano, Raju está comemorando seu nono ano de liberdade no santuário, onde vive ao lado de centenas de outros ursos. Em vez de viver com dor, ele passa seus dias procurando por lanches, escalando árvores e deitando-se ao sol.

o urso resgatado, brincando com um bambu
Foto: The Dodo

“Ao longo dos anos, vimos Raju crescer e se transformar em um urso forte e animado”, Dr. Arun. A. Sha, diretor de operações veterinárias do resgate, disse. “Foi uma grande jornada para todos nós, do lugar onde toda a esperança parecia estar perdida para este pequeno refúgio onde Raju e centenas de outros ursos encontraram um lar e sua liberdade.”

Você viu?

Ir para o topo