Saída do Japão da Comissão Internacional Baleeira pode ser uma grande vitória


Depois de anos de negação pública, o Japão retirou-se da Comissão Internacional da Baleia (IWC) no início deste mês para poder continuar suas operações comerciais de caça às baleias. É uma jogada que o grupo de conservação Sea Shepherd vê como uma vitória, praticamente eliminando a caça às baleias no Oceano Antártico.

Foto: Pixabay

“Desde 2002, a Sea Shepherd liderou inúmeras operações de caça à baleia japonesa ilegal, salvando mais de 6.000 baleias”, escreveu o grupo em um comunicado.

O Oceano Antártico ao redor da Antártida é um santuário de baleias internacionalmente estabelecido que proíbe a caça comercial de baleias; O Japão explorou uma brecha que permitia a caça às baleias para pesquisa. Agora, sua saída da IWC sinaliza o fim da caça às baleias nas águas do sul.

“Estamos muito satisfeitos em ver o fim da caça às baleias no Santuário de Baleias do Oceano Antártico”, disse o fundador da Sea Shepherd, o Capitão Paul Watson . “Em breve teremos um Santuário de Baleias do Atlântico Sul e vamos continuar nos opondo às três nações restantes, Noruega, Japão e Islândia. A caça à baleia como indústria legal terminou. Tudo o que resta é limpar os piratas”. As informações são do Live Kindly.

Nas últimas três décadas, a “pesquisa comercial” do Japão foi pouco mais do que um ardil, diz a Sea Shepherd e outras organizações de preservação dos oceanos .

A premiada série da Planet Shepherd da Sea Shepherd, “Whale Wars”, que aconteceu entre 2008 e 2015, documentou o trabalho da organização para impedir que o Japão caçasse baleias nas águas da Antártida. De acordo com Watson, o Japão subsidia fortemente sua indústria baleeira, tornando-se uma prática lucrativa para os baleeiros.

A IWC impôs uma moratória à caça comercial na década de 1980, em um esforço para impedir o declínio das populações de baleias no mundo.

Foto: Reprodução | Instagram

“O Japão nunca parou a caça comercial. Eles se esconderam por trás da desculpa da chamada caça científica desde 1987 ”, explica Watson. “Eles continuaram a caça comercial apesar da decisão do Tribunal Internacional de Justiça de que não há justificativa legal para a chamada ‘caça científica’. Agora não pode haver fachada, o Japão juntou-se à Noruega e à Islândia em seu desafio aberto à lei internacional de conservação. Todas as três nações são nações baleeiras piratas. ”

De acordo com a Sea Shepherd, a CBI agora também pode votar para condenar toda a caça comercial de baleias, essencialmente forçando o Japão, a Islândia e a Noruega a abandonar a prática controversa.

“O Japão agora está declarando abertamente suas atividades baleeiras ilegais. Não mais pretensão de caça à baleia. Com este anúncio, o Japão se declarou como uma nação baleeira pirata ”, observa Watson. “Isso fará com que o objetivo da Sea Shepherd de acabar com esses caçadores seja muito mais fácil”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?

DESPEDIDA

RETROCESSO

FINAL FELIZ

CRIMES

ENCALHE

LIVRE DE PRECONCEITOS

CRIME

POLUIÇÃO

EXPLORAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>