EnglishEspañolPortuguês

Reino Unido planeja banir completamente o uso de plásticos nas escolas até 2022

3 de janeiro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

O secretário de Educação, Damian Hinds, está clamando as escolas de todo o Reino Unido que deixarem de usar material plástico até 2022, seguindo o exemplo da Escola Primária Georgeham, em Devon.

Foto: Pixabay

A escola baniu plásticos descartáveis, como filme plástico – substituindo-o por papel alumínio – e sachês de molho no refeitório. Outras mudanças incluem a eliminação de canudos de plástico de uso único, embalagens de leite e recipientes de alimentos não reutilizáveis.

Segundo a BBC , a escola também chegou a um acordo com seu fornecedor de alimentos para devolver as embalagens plásticas de frutas e ingredientes para serem reciclados. A gerente de catering Keri Lambert observou que as mudanças ajudaram a escola a economizar dinheiro.

“O plástico pode prejudicar nosso ambiente precioso e ser letal para a vida selvagem”, disse Hinds. “A liderança demonstrada por escolas como a Georgeham Primary em se livrar de plástico descartável é um exemplo impressionante para todos nós – e quero que o trabalho apoie todas as escolas do país seguindo sua liderança até 2022.” As informações são do Live Kindly.

A Georgeham Primary School recebeu o prêmio “isento de plástico” da Surfers Against Sewage , uma instituição de caridade de conservação marinha que promove campanhas para reduzir a poluição por plásticos em todo o mundo. A escola atendeu a “cinco metas cruciais” eliminando pelo menos três itens de plástico de uso único, substituindo outros itens por materiais que podem ser reciclados e participando de uma “auditoria de plástico”.

Foto: Pixabay

“Ao fazer mudanças relativamente pequenas, como a substituição de filme plástico por papel alumínio na cantina, conseguimos reduzir significativamente o uso de plástico na escola”, disse o diretor-geral Julian Thomas. “Somos uma escola pequena, mas pensamos grande e estou muito orgulhoso de todos na Georgeham pelo que conquistamos.”

Um Reino Unido sem plástico

Em janeiro passado, o governo lançou seu Plano Ambiental de 25 anos para eliminar resíduos plásticos “evitáveis” até 2042. Também planeja introduzir um imposto sobre o plástico que não atenda ao requisito de conter pelo menos 30% de conteúdo reciclado até abril de 2022.

No mês passado, o governo anunciou que a taxa de 5p em sacolas plásticas de uso único aumentaria para 10 p. O imposto original provou ser eficaz, com os pesquisadores notando uma queda de 30% na poluição por plásticos. Durante o verão, entrou em vigor uma proibição de microesferas em produtos de beleza em todo o Reino Unido .

O secretário do Meio Ambiente, Michael Gove, observou que é apenas um movimento na “luta” do país contra a poluição por plásticos .

Você viu?

Ir para o topo