EnglishEspañolPortuguês

Vídeo flagra orangotango lutando contra escavadeira para proteger seu lar

8 de dezembro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+
Tentando proteger seu lar da destruição, orangotango ataca escavadeira | Foto: International Animal Rescue
Tentando proteger seu lar da destruição, orangotango ataca escavadeira | Foto: International Animal Rescue

A triste imagem acima é resultado de um sofrimento e uma perda causada pela ambição humana. Movidas pela ganância irrefreável e agindo como se não houvesse amanhã, empresas de extração de óleo de palma desmatam indiscriminadamente florestas na Indonésia deixando um rastro de dor e destruição por onde passam.

Todos os anos, como resultado direto desse desmatamento, aproximadamente 6.000 orangotangos são mortos. O ingrediente (que é comum em produtos culinários) não é responsável apenas pela devastação dos habitats naturais de diversos animais, como também está poluindo o meio ambiente.

Ativistas não são os únicos atingidos por esse fato. Orangotangos e outros animais que estão sendo forçados a sair de seus lares também estão arcando com as consequências da ganância desenfreada dos seres humanos. Fato comprovado pela imagem capturada pela International Animal Rescue mostrando um orangotango tentando defender sua casa de madeireiros desmatadores.

Como o jornal The Independent afirma, as imagens foram capturadas em 2013 mas apenas recentemente divulgadas. O vídeo de curta duração mostra um orangotango perturbado caminhando sobre um tronco de árvore derrubado, em direção a uma escavadeira que está destruindo seu habitat na floresta Sungai Putri em Bornéu, na Indonésia. Depois de bater no gancho frontal da máquina, ele tenta escapar freneticamente.

A International Animal Rescue (ONG responsável pelas imagens) escreveu no Facebook: “Este orangotango desesperado está freneticamente buscando refúgio do poder destrutivo da escavadeira, uma máquina que já dizimou tudo ao seu redor”.

O orangotango mostrado no vídeo foi resgatado pelo grupo de proteção animal, porém seu lar infelizmente foi destruído. No mesmo post a ONG alertou sobre os efeitos que o desmatamento tem sobre os lares dos animais, e como esse ato covarde frequentemente os força a habitar áreas próximas de humanos e isso acaba levando ao conflito.

O sofrimento dos orangotangos é uma causa pela qual todos deveriam estar lutando. Os seres humanos são responsáveis pelo enorme sofrimento e destruição que tem ocorrido na Indonésia, assim como nas florestas tropicais em todo o mundo. De acordo com o World Wildlife Fund, as populações mundiais de orangotangos caíram pela metade nos últimos 60 anos. E nos últimos 20 anos, 55% dos habitats naturais desses animais foram destruídos.

Você viu?

Ir para o topo