EnglishEspañolPortuguês

Macacos são transferidos para um santuário após serem explorados em testes

15 de dezembro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Após um ano do cancelamento do estudo feito pela FDA que realizava testes com nicotina em macacos saimiris, os vinte e seis macacos sobreviventes são transferidos do laboratório para o santuário Jungle Friends, na Flórida.

Foto: Getty Images

O estudo havia começado em 2014 e recebeu denúncias da instituição The White Coat Waste Project e da primatologista mundialmente reconhecida Jane Goodall. A FDA suspendeu o estudo em 2017, depois de quatro macacos morrerem nos laboratórios.

Jane Goodall enviou uma carta aberta à FDA dizendo que a exploração dos macacos em testes de dependência de nicotina eram “cruéis e desnecessários”.

“Continuar realizando experimentos de nicotina em macacos quando os resultados do fumo são bem conhecidos em seres humanos – cujos hábitos de fumo podem ser estudados diretamente – é vergonhoso”, ela declarou.

Os estudos envolviam cateteres introduzidos nos macacos, conectados diretamente à corrente sanguínea, por onde eram administradas doses de nicotina. Os macacos apertavam um botão para que a nicotina fosse inserida em suas veias, tornando-os assim dependentes da substância.

Três dos macacos morreram devido a complicações com a anestesia na inserção do catéter. O quarto macaco morreu por um inchaço gástrico, que pode ter causas desconhecidas.

Os cientistas então diminuíam cada vez mais as doses, até os macacos entrarem em estado de abstinência, para que os efeitos colaterais pudessem ser observados e estudados. Tais efeitos incluem vômitos e diarréia.

O comissário da FDA, Scott Gottlieb, rapidamente suspendeu o estudo e em janeiro disse que o laboratório não recebia supervisão adequada e não estava de acordo com o padrão de tratamento dos animais estabelecido pela agência. Ele então anunciou o fim do estudo e declarou que os macacos iriam para um santuário.

Os macacos, junto com 1 milhão de dólares (cerca de 3,84 milhões de reais) destinados especificamente ao cuidado deles, chegaram ao santuário Jungle Friends em novembro. Lá eles foram introduzidos a uma nova alimentação e experiência. A fundadora da instituição Jungle Friends disse que “se os macacos pedirem algum cigarro, não os daremos nenhum.”

Você viu?

Ir para o topo