EnglishEspañolPortuguês

Jornais britânicos resgatam a história da orangotango usada como prostituta na Indonésia

2 de dezembro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Esta semana, os jornais britânicos Metro e The Sun resgataram a história da orangotango usada como prostituta em um bordel em Bornéu, na Indonésia. Pony, que teve o corpo completamente depilado, era forçada a usar joias e perfume, além de ser mantida em um colchão sujo e acorrentada à parede.

Segundo a diretora da Borneo Orangutan Survival Foundation, Michelle Desilets, Pony era estuprada por homens com o dobro de seu tamanho. “Era horrível. Ela era uma escrava sexual, era algo grotesco. Estava coberta de abscessos, e ainda assim eles colocaram maquiagem e brincos nela. Deve ter passado por tanta dor. Só a ideia de pensar em como ela deve ter ficado aterrorizada é horrível”, lamenta Michelle.

(Fotos: BOS)

Como um orangotango normalmente ganha pelos rapidamente, Pony era depilada a cada dois dias, e trazia ferimentos em seu corpo, além de irritações na pele e propensão a picadas de insetos. Para resgatá-la foi preciso contar com o apoio de 35 policiais armados. Ainda assim, os participantes da ação foram ameaçados por armas de fogo e facas, de acordo com o The Sun.

Após o resgate, ela foi deixada em quarentena e levada para uma floresta onde viviam outros orangotangos, mas somente fêmeas. “Aos poucos, ela se recuperou e os cuidadores masculinos foram lentamente apresentados a ela. Não parecia mais ter medo deles e estava feliz com qualquer companhia. Eventualmente ela foi transferida para uma das ilhas”, revela a diretora da Borneo Orangutan Survival Foundation.

Depois de passar muito tempo em cativeiro, Pony perdeu suas habilidades de sobrevivência. Atualmente ela convive com outros sete orangotangos no Centro de Reabilitação Nyaru Menteng, onde gosta de fazer os seus próprios ninhos e forragens.

“Conheci Pony logo depois que ela foi resgatada [em 2003]. Sua resiliência é incrível. Apesar do trauma, manteve sua dignidade e senso de humor. Ela tem a melhor personalidade e aprendeu a confiar [nas pessoas] novamente, apesar do que passou”, garante Michelle Desilets, acrescentando que hoje, 15 anos depois, Pony conseguiu se recuperar completamente.

Saiba Mais

Alvo do comércio ilegal de animais silvestres, os orangotangos são vendidos por um valor equivalente a cerca de 50 mil reais. Segundo o jornal britânico Metro, esses animais são comercializados até mesmo no Facebook e no Instagram.

Você viu?

Ir para o topo