EnglishEspañolPortuguês

Eddie, a lontra estrela da internet, morre aos 20 anos nos Estados Unidos

31 de dezembro de 2018
5 min. de leitura
A-
A+

A lontra, que se tornou um dos animais mais famosos do mundo quando um vídeo de suas habilidades no basquete viralizou na internet, morreu aos 20 anos de idade.

Eddie foi considerado uma das lontras marinhas mais antigas do mundo, atingindo a idade de 20 anos, quando os machos de sua espécie raramente passam dos 15 anos.
Em 2013, Eddie se tornou uma sensação da internet quando um vídeo, se ele mergulhar uma bola em um aro, o viu se tornar um astro do YouTube

Eddie, que morava no zoológico de Oregon, era considerado uma das mais antigas lontras marinhas do mundo.

Ele se tornou uma sensação da internet em 2013, quando um vídeo dele enfiando sua bola em um aro se tornou viral. Suas habilidades lhe renderam fama mundial ao longo de seus anos dourados, mas a idade chegou para Eddie, que teve que ser sacrificado.

O zoológico de Oregon confirmou que Eddie sofreu um declínio em sua saúde relacionado à velhice e morreu pouco antes de seu 21º aniversário.

Infelizmente, Eddie passou toda sua vida em cativeiro, privado da liberdade marinha.

Ele era apenas um pequeno filhote órfão quando foi encontrado ao longo da costa da Califórnia em 1998. Sem as habilidades necessárias para sobreviver sozinho, Eddie foi resgatado e levado ao Monterey Bay Aquarium, onde começou um programa de reabilitação.

Segundo o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, ele não foi considerado apto para ser libertado em seu habitat natural, e por questões de segurança para sua própria vida, foi transferido em 2000 para o zoológico de Oregon.

Com terapia para suas articulações artríticas do cotovelo, os tratadores treinavam a lontra idosa para enterrar uma bola de basquete de brinquedo em um aro em miniatura.

Um vídeo sobre sua rotina de exercícios nos bastidores lhe rendeu mais de 1,7 milhão de visualizações no canal do zoológico do YouTube e fez dele um dos animais mais famosos da Internet.

No início deste ano, o time de basquete Portland Trail Blazers deu a ele um novo aro com seu logo como presente para seu 20º aniversário.

O mascote da equipe, Blaze, entregou o presente para os guardiões de Eddie em sua área de treinamento, uma pequena piscina conectada ao habitat do zoológico Steller Cove via túnel subaquático.

Oregon Zoo twittou ontem: “Em memória de Eddie. Com quase 21 anos, ele era uma das mais antigas e amadas lontras marinhas do planeta“.

O amor de Eddie pelo basquete começou quando seus treinadores lhe deram um aro e uma bola como terapia para suas articulações de cotovelo artríticas.
Eddie ficou órfão ainda filhote e foi enviado para o zoológico de Oregon quando foi considerado “não-liberável” pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA em 2000.

De acordo com o Daily Mail, Amy Cutting, que supervisiona a área de vida marinha do zoológico, disse que as lontras do sexo masculino raramente vivem depois dos 15 anos e que Eddie ainda era muito agressivo, apesar de sua velhice.

Ela acrescentou: “As lontras marinhas raramente vivem nos últimos 15 anos, então Eddie estava entre os mais antigos de sua espécie. Ele era muito mal-humorado como uma jovem lontra e ainda vimos aquele espírito passar durante seus últimos anos”.

“Ele se dava muito bem com nossas duas lontras mais jovens, Juno e Lincoln, e era frequentemente visto lutando e brincando com elas. Mas ele era o estadista mais velho do grupo e eles aprenderam a deixá-lo em paz quando ele queria descansar”.

A morte de Eddie tocou também o time de basquete, com um porta-voz twittando uma homenagem à lontra que estava morrendo: “Nunca esqueceremos nosso amigo Eddie, um verdadeiro embaixador das lontras e do jogo de basquete. Graças ao @OregonZoo por trazê-lo para nossas vidas”.

Eddie sendo alimentado por seus guardiões no zoológico de Oregon. Apesar de atingir a idade madura de 20 anos, Eddie foi sacrificado depois de sofrer um declínio na saúde

Consideradas uma espécie-chave, as lontras marinhas desempenham um papel fundamental no ecossistema marinho da costa do Pacífico, promovendo florestas de algas saudáveis, que por sua vez apoiam milhares de organismos e reduzem os níveis de CO2 na atmosfera.

As lontras marinhas estão listadas como espécie ameaçadas. Estimadas por suas peles, elas foram caçadas à beira da extinção durante o final do século XIX e início do século XX.

Conservacionistas estão agora olhando para a possibilidade de reintroduzi-las na costa de Oregon, onde elas não estabelecem colônias desde 1907.

Nota da Redação: zoológicos e outros locais que aprisionam animais devem ser completamente extintos. Casos como zoo do Oregon servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás de zoológicos e outros locais que mantém animais em cativeiro apenas para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. Eles não são objetos para serem expostos e servirem ao prazer de seres humanos. As pessoas podem obter alguns minutos de entretenimento, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano.

Você viu?

Ir para o topo