EnglishEspañolPortuguês

Havaí proíbe exploração de animais selvagens em circos

26 de dezembro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Os animais no Havaí acabaram de receber um dos melhores presentes de Natal possíveis depois que o Estado proibiu a exploração de animais selvagens em circos. O Havaí é o segundo estado dos Estados Unidos a fazê-lo.

elefante sendo explorado em circo
Foto: Live Kindly

No mês passado, Nova Jersey se tornou o primeiro estado do país a proibir a exploração de animais selvagens, como elefantes, leões, tigres, leopardos, ursos e crocodilos, em shows itinerantes e circos.

O Governador Ige, do Havaí, assinou uma proposta de emenda ao Capítulo 4-71, Regras Administrativas do Havaí, para proibir a importação de animais selvagens para fins de entretenimento, incluindo circos, parques itinerantes e outras exposições públicas, segundo relatórios da Humane Society dos Estados Unidos (HSUS). A proposta foi aprovada em setembro em resposta a uma petição apresentada pela HSUS, uma organização de proteção animal.

“Essas reformas no Havaí e em Nova Jersey já vêm acontecendo há muito tempo. Animais silvestres explorados ​​em shows itinerantes são submetidos a períodos prolongados de confinamento extremo em caminhões e trailers não ventilados, à medida que são transportados de um local para outro durante meses,” disse Kitty Block, presidente e CEO da HSUS.

“Quando não estão em performance, os elefantes são acorrentados ou confinados a pequenas jaulas e os leões e tigres são mantidos em gaiolas de transporte onde quase não dá para se mexerem”, continuou Block, acrescentando que os animais frequentemente recebem cuidados inadequados, assim como alimentação precária.

Cinco estados e mais de 145 localidades em 37 estados americanos colocaram restrições à exploração de animais selvagens em circos. As mudanças estão ocorrendo devido à preocupação pública com o bem-estar animal, à medida que mais pessoas se conscientizam da crueldade envolvida no abuso de animais para entretenimento.

Fora dos EUA, projetos de lei semelhantes foram implementados. No final do ano passado, a Índia proibiu a exploração de todos os animais selvagens em circos após uma série de investigações preocupantes que expuseram graves abusos contra animais.

Em fevereiro, o Reino Unido anunciou uma promessa semelhante, e quando a Itália fez sua própria proibição e fechou 100 circos, salvou 2 mil animais no processo.

Você viu?

Ir para o topo