Orangotango albino raro é devolvido à natureza


Ambientalistas resgataram “Alba” de uma jaula onde ela estava sendo mantida como animal doméstico por aldeões de Kalimantan Central, na Ásia, em abril do ano passado.

‘Alba’, o único orangotango albino já registrado no mundo, foi resgatado por ambientalistas de uma jaula onde ela estava sendo mantida como animal de estimação pelos aldeões.

Segundo a Borneo Orangutan Survival Foundation (BOSF), ela foi encontrada,  em um canto remoto de Bornéu com sangue seco em volta do nariz – o resultado de sua captura violenta – e pesava apenas 8 quilos.

O primata de olhos azuis, coberto de cabelo branco desbotado, voltou à vida selvagem com sua melhor amiga, Kika, depois de mais de um ano em um centro de reabilitação

O primata de olhos azuis, coberto de cabelos brancos e desgrenhados, foi devolvida na última quarta-feira, junto com sua melhor amiga, Kika.

“Até agora ela está mostrando bons sinais de adaptação”, disse à AFP Nico Hermanu, porta-voz da BOSF.

“Ela tem escalado árvores de até 35 metros (cerca de 115 pés) e tem comido frutas da floresta.”

Kika e Alba – que tem seis anos e, agora, 28 quilos – serão monitoradas por equipes de conservação no Bukit Baka Bukit Raya National Park.

Ambientalistas encontraram ‘Alba’ com sangue seco espalhado pelo nariz – resultado de sua captura violenta – e ela pesava apenas 8 quilos

O resgate é um ponto raro de notícias brilhantes para as espécies criticamente ameaçadas, que viram seu habitat encolher drasticamente nas últimas décadas em grande parte devido à destruição de florestas para extração de madeira, papel, óleo de palma e mineração.

A população de orangotangos em Bornéu despencou de cerca de 288.500 em 1973 para cerca de 100.000 hoje, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.

Uma série de ataques fatais contra os grandes símios este ano foi atribuída a agricultores e caçadores.

Quatro homens indonésios foram presos por causa do assassinato de um orangotango, disparando cerca de 130 vezes com um rifle de ar em fevereiro.

O resgate é um ponto raro de notícias brilhantes para as espécies criticamente ameaçadas, que viram seu habitat encolher drasticamente nas últimas décadas em grande parte devido à destruição das florestas.

A polícia de Bornéu também prendeu dois trabalhadores de plantações de borracha e os acusou de atirar em um orangotango várias vezes antes de decapitá-lo.

Os trabalhadores de plantações e aldeões são conhecidos por atacar o animal porque eles o veem como uma praga, enquanto os caçadores furtivos também os capturam para vender como animais domésticos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ABUSO

ÓRFÃO

COREIA DO SUL

SOB INVESTIGAÇÃO

AGRESSÃO BRUTAL

INSTINTO

VIDA NA RUA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>