Cavalos selvagens se reúnem ao redor de companheiro que passa mal para ajudá-lo


O vídeo acima captura um flagrante que ilustra de forma incontestável a capacidade dos animais de amar, se relacionar e agir de acordo com estímulos que envolvem sentimentos.

Após perceber que um dos integrantes da manada de cavalos selvagens, perde o equilíbrio afetado por um mal estar e cai no chão subitamente, os demais se reúnem ao redor dele para ajudá-lo com lambidas, mordidas leves e empurrões de cabeça, tudo numa tentativa solidária de socorrê-lo.

O raro espetáculo foi testemunhado na cordilheira de Westerwald, no estado de Rhineland-Palatinate (Alemanha).

Cavalos se reúnem ao companheiro de manada na tentativa de socorrê-lo | Foto: Ingo Gerlach
Cavalos se reúnem ao companheiro de manada na tentativa de socorrê-lo | Foto: Ingo Gerlach

Ingo Gerlach, 65, estava fotografando o rebanho de 18 cavalos islandeses quando percebeu que um deles havia se isolado dos demais.

O cavalo marron acizentado de dois anos de idade aparentava não estar bem, cambaleando com as pernas bambas.

O fotógrafo, que é de Betzdorf (Alemanha), conta que assistiu ao cavalo cair primeiro sobre os joelhos com as pernas da frente e em seguida desabar no chão.

De início. Ingo pensou que o animal estava apenas cansado ou rolando sobre suas costas para remover pulgas ou carrapatos, movimento comum entre os cavalos.

Mas depois que o cavalo permaneceu imóvel e caído, demostrando que havia algo errado, um de seus companheiros começou a se aproximar dele.

Cavalo se aproxima do companheiro caído e tenta ajudá-lo com estímulos usando a cabeça | Foto: Ingo Gerlach
Cavalo se aproxima do companheiro caído e tenta ajudá-lo com estímulos usando a cabeça | Foto: Ingo Gerlach

“O cavalo negro rapidamente chegou até o companheiro caído no chão e começou a motivá-lo a levantar-se” conta Ingo, que começou a filmar a cena imediatamente.

Imagens tocantes mostram o cavalo negro se aproximando do animal caído aparentemente doente e cutucando-o carinhosamente com a cabeça.

Ao perceber que o cavalo caído não estava respondendo ao estímulo inicial, o cavalo negro começa então a mordê-lo levemente nas pernas, o que leva o companheiro a sentar-se.

Mas assim que consegue ficar em pé, suas pernas começam a tremer e ele cai no chão novamente.

Dois outros cavalos então, um malhado e outro cavalo negro de crina bege – juntam-se à equipe de ajuda, mordendo as orelhas do amigo caído.

A tentativa de levantá-lo se repete várias vezes, com os três cavalos reunidos estimulando várias partes do corpo do animal caído cada vez que ele cai de novo.

Finalmente, após algum tempo de instabilidade, o cavalo fragilizado parece conseguir a força e o equilíbrio necessários para ficar e se manter em pé, os outros então se juntam, esfregando-se contra ele em uma clara demonstração de apoio e afeto, como se dissessem: “você não esta sozinho”.

Ingo enfrentou as temperaturas de 2ºC negativos na cordilheira montanhosa para registrar a preciosa exibição de amor, amizade e solidariedade entre os animais. O evento durou cerca de uma hora e meia e ocorreu dia 13 de dezembro. Ele afirma satisfeito: “O frio perdeu a importância. O cenário era simplesmente muito raro e tocante para que algo mais fizesse diferença”.

Amante da natureza, o fotógrafo que têm observado a manada durante três anos, tentou pesquisar sobre o comportamento dos animais, mas não encontrou referências para tanto.

Apenas no dia seguinte ele soube pelo tutor dos animais que o cavalo marrom acinzentado, vítima do mal-estar, provavelmente sofreu uma cólica, dor abdominal causada pelo sistema digestivo do animal.

Contudo o fotografo alega que nunca havia visto um comportamento como este antes e a cena afetou a forma como se relaciona com os animais: “Os cavalos estavam realmente tentando salvar seu amigo da morte”, conclui ele.

Embora cenas como esta façam parte do cotidiano dos animais elas são ignoradas pela humanidade com a conveniência da crença errônea de que os animais são inferiores ao ser humano e não tem sentimentos de dor, angustia e sofrimento.

Eles não só os tem, como tem também possuem sentimentos de lealdade, amizade e fraternidade, como tão bem nos mostram os cavalos mostrados neste vídeo emocionante.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÍNDIA

RESGATE

ASFIXIA

NECROPSIA

SAUDADE

MAUS-TRATOS

FAMINTOS

SAÚDE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>