No dia 8 de dezembro, bombeiros apagaram um incêndio em uma casa localizada na cidade de Caney Creek, no Texas, EUA. Durante a operação, os bombeiros descobriram as cobras presas numa jaula de vidro em um quarto, eles entraram na casa e resgataram as cobras levando-as para a garagem. Também havia lagartos presos dentro da casa em chamas, mas os bombeiros não conseguiram salvar todos.
“Esses bombeiros compassivos não hesitaram em intervir e salvar essas cobras de uma situação mortal”, disse a vice-presidente da PETA, Colleen O’Brien, em um comunicado. “A PETA espera que sua gentileza inspire pessoas em todos os lugares a agir quando os animais estiverem em necessidade, não importa se esses animais tiverem pêlos, barbatanas, penas ou escamas.”
A instituição aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância de ter um plano de evacuação de emergência para os animais domésticos, como ter transportadores à mão em caso de incêndio ou outras emergências.
“Nós encorajamos as famílias a assistirem ao vídeo de segurança contra incêndios da PETA e colocar sinais em suas portas ou janelas para alertar os trabalhadores de resgate da presença de cães, gatos e outros animais em casa”, disse o comunicado do grupo, observando que adesivos estão disponíveis através do catálogo PETA.
O corpo de bombeiros receberá seu próprio pacote de adesivos de alerta de incêndio, além de um certificado emoldurado e uma carta de premiação elogiando a ação deles. A PETA também concederá “uma caixa de deliciosos biscoitos veganos”, bem como “The Engine 2 Diet”, que o grupo diz ser “um plano de 28 dias do bombeiro texano para manter a forma de combate ao fogo comendo refeições veganas”.