Advogado cria pós-graduação em direitos animais em homenagem póstuma a cães


O advogado Marcelo Turra, que é coordenador do Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), professor de Direito e ativista pelos direitos animais, decidiu homenagear dois cachorros tutelados por ele, que morreram em 2017, criando um curso de pós-graduação em Direito dos Animais, organizado em parceria com o também advogado Daniel Braga Lourenço, que, segundo Turra, “é um dos maiores advogados da área dos direitos animais do país” e colaborou com o projeto de forma essencial, permitindo que a pós-graduação fosse organizada em curto espaço de tempo. As aulas são ministradas nas dependências da FACHA, no município do Rio de Janeiro.

Marcelo, Fubá e Zeca (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

“Idealizei essa pós-graduação no final do ano passado por conta do falecimento dos meus cães Zeca e Fubá em meados de outubro. Os dois faleceram em um lapso de tempo muito curto entre um e outro e como forma de amenizar a minha dor, idealizei a pós”, contou Turra. “Num primeiro momento nós pensávamos que ela era a única do Brasil, logo em seguida a gente descobriu que ela não é a primeira do Brasil, mas sim a primeira da América Latina”, completou.

Atualmente, a pós-graduação conta com 11 alunos matriculados, que finalizam o curso em outubro de 2019. No momento, inscrições estão abertas através do site oficial da FACHA. Os alunos da segunda turma iniciarão as aulas em março do próximo ano.

Pós-graduação está com inscrições abertas (Foto: Divulgação)

“Nossa equipe de professores é a mais renomada em matéria animalista do Brasil. São vários módulos durante 19 meses, todos os sábados ininterruptamente. O curso é presencial. Tivemos procura do país inteiro, mas infelizmente a pós-graduação é presencial”, explicou Turra. “O curso tem disciplinas de fundamentação teórica e metodológica nas áreas de ética e do direito e disciplinas voltadas à análise de problemas reais e casos práticos envolvendo a sociedade, o meio ambiente e os animais, fazendo com que os profissionais possam ficar atualizados e qualificados para essa questão animal. O curso pretende oferecer as bases teóricas para compreensão da relação entre homem e animal”, acrescentou. Entre as disciplinas ofertadas pela pós-graduação, Turra ressalta o que ele classifica como algo inovador, que é uma matéria que aborda a espiritualidade dos animais.

“Tudo foi feito, pensado, planejado com o maior carinho em memória dos meus dois cães e em homenagem a todos os animais não humanos”, concluiu Turra.

Primeira turma da pós-graduação (Foto: Divulgação)

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DOÇURA

EXTINÇÃO

SONHO REALIZADO

CARIBE

POLÍTICA AMBIENTAL

SÃO PAULO

AÇÃO HUMANA

TRAGÉDIA

MASSACRE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>