Boto-vermelho entra para lista vermelha de animais em perigo de extinção


A União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) divulgou a informação alarmante de que o boto-vermelho, também conhecido como boto-cor-de-rosa, entrou para a lista vermelha de animais em perigo de extinção. O alerta coloca a espécie, uma das mais importantes da fauna amazônica, a dois passos da extinção.

(Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)

Vítima da caça, o boto-vermelho, considerado o maior golfinho de água doce do mundo, é morto por caçadores para ser usado como isca na pesca da piracatinga. Ele também sofre com a captura acidental por redes de pesca. As informações são do portal Green Me.

O tucuxi ou golfinho-da-amazônia também está ameaçado. Na lista, ele consta como “dados insuficientes”. Pesquisas do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), representado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, são usados pela IUCN para a classificação dos golfinhos.

O projeto Boto do Inpa existe há 25 anos e a espécie investigada vive na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Mamirauá. “Desde 2000 as pesquisas nos mostram que a população de botos naquela região vem reduzindo drasticamente a cada década. A preocupação maior é a velocidade que esta espécie está sendo retirada da natureza, se isso acontece no entorno de uma reserva protegida, modelo na Amazônia, imagine em uma área sem proteção”, alerta a pesquisadora Vera da Silva, coordenadora do projeto.

Além da caça, que ameaça não só o boto-vermelho mas também o tucuxi, a poluição dos rios por substâncias como o mercúrio também prejudica a sobrevivência dessas espécies. Após uma revisão ser feita, o tucuxi deve ser incluído, até março de 2019, na categoria de ameaça.

De acordo com a bióloga, a classificação “em perigo de extinção” deve servir de alerta para que ações sejam executadas para garantir a preservação das espécies.

Para contribuir com a sobrevivência do boto-vermelho, basta acessar o site da Campanha Alerta Vermelho da AMPA – Associação dos Amigos do Peixe-boi.

Abaixo, um vídeo sobre a matança do boto-vermelho (contém imagens fortes):


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR CANINO

FAKE NEWS

GANÂNCIA

SEQUESTRO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>