Primatóloga Jane Goodall resgata macacos explorados em testes de laboratório


A primatologista e ativista Jane Goodall ajudou o resgate de 26 macacos-esquilo que foram utilizados em testes da Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos.

Os macacos estão agora vivendo em Santuário de primatas de Gainesville, Jungle Friends, onde eles são bem cuidados e serão liberados em um ambiente ao ar livre na primavera.

Segundo a CNN, os macacos foram forçados a um estudo que investigou o vício em nicotina em adolescentes e adultos jovens.

Goodall trabalhou com o White Coat Waste Project, uma organização que visa acabar com o teste de animais financiado pelos contribuintes. Ela tem um trabalho com os chimpanzés mundialmente renomado e respeitado.

Ativista ajudou o resgate de 23 macacos (Foto: Live Kindly)

Ela escreveu ao comissário da FDA, Dr. Scott Gottlieb, expressando sua preocupação com os experimentos.

“Fiquei perturbada, e sinceramente chocada, ao saber que, em 2017, a FDA dos Estados Unidos ainda realiza em 2017 experiências cruéis e desnecessárias com vício em nicotina em macacos”, escreveu Goodall.

Ela concluiu sua carta: “Continuar realizando experimentos de nicotina em macacos quando os resultados do fumo são bem conhecidos em humanos – cujos hábitos de fumar ainda podem ser estudados diretamente – é vergonhoso”.

Como resposta, Gottlieb confirmou que os experimentos foram interrompidos como resultado da correspondência e os animais foram transferidos para o santuário.

Falando à CNN, Kari Bagnall, o fundador e diretor da Amigos da Selva, que cuida de cerca de 300 macacos, disse: “A coisa mais especial sobre esses macacos particulares é que eles saíram da FDA, que não divulgou macacos fora de pesquisa no passado”.

Goodall não foi a única figura influente a escrever para o FDA, pedindo-lhes para cessar os testes de primatas.

Em novembro, novamente em parceria com o White Coat Waste Project, os membros do congresso Matt Gaetz e Brendan Boyle escreveram para Gottlieb, pedindo que ele fizesse tudo o que estivesse ao seu alcance para acabar com os testes em primatas.

O White Coat Waste Project está solicitando que os membros do público dê suas opiniões escrevendo cartas ao Congresso através do formulário do website.

O grupo afirma: “Todos os anos, as agências governamentais dos Estados Unidos desperdiçam milhões de dólares não declarados para abusar de primatas em experimentos de laboratório secretos e ineficazes, que não são aprovados pela maioria dos americanos”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PUNIÇÃO

MAUS-TRATOS

SEGUNDA CHANCE

CENSURA

DESPERTAR

PROTEÇÃO

HOLOCAUSTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>