Vídeo mostra pangolins sendo mortos em ritual cruel por traficantes de animais


Um vídeo angustiante capturou o momento em que um pangolim é cortado com um facão e depois fervido, na Índia.

Imagens mostraram caçadores no estado de Assam matando o animal ameaçado por suas escamas. Elas possuem alto valor em países como Vietnã e na China, e são usados ​​na medicina tradicional.

Os pangolins são os mamíferos mais traficados do mundo (Foto: Neil D’Cruze)

Médicos acreditam que as escamas podem curar tudo, desde o câncer até a impotência. Entretanto, na verdade, as escamas são feitas de queratina, a mesma substância que o cabelo e as unhas humanas, e não têm valor medicinal reconhecido.

O vídeo foi capturado por um pesquisador disfarçado da Unidade de Pesquisa de Conservação da Vida Selvagem, da Universidade de Oxford, e da World Animal Protection.

No vídeo, os caçadores podem ser vistos cortando uma árvore onde um pangolim foi encontrado escondido, antes de tentar puxá-lo pela cauda.

Sem sucesso na captura, eles acendem um fogo e enchem a árvore de fumaça, fazendo com que o animal saia de seu esconderijo.

Os animais são fervidos ainda vivos (Foto: Neil D’Cruze)

Pegando-o pelo rabo, eles o arrastam para o meio de uma clareira antes de cortar seu pescoço com um facão.

Apesar de vários golpes brutais e de muito sangue, o pangolim parece ainda estar vivo enquanto os caçadores o levam para uma panela de água fervente.

Eles mergulham o animal na panela e após minutos, seu cadáver é retirado e as escamas são arrancadas.

Os acadêmicos estudavam as práticas tradicionais de caça no estado de Assam quando gravaram as imagens.

Eles conversaram com 140 caçadores que disseram que os pangolins são especialmente valorizados porque podem obter o equivalente a quatro meses de salário por uma única morte.

Contudo, o estudo mostrou que os moradores locais não estavam cientes do comércio mais amplo do mercado negro ou onde as escamas são destinadas.

As escamas do animal são feitas de queratina e não têm valor médico reconhecido (Foto: Neil D’Cruze)

O principal pesquisador Neil D’Cruze, que é assessor global de defesa da vida selvagem da World Animal Protection, disse: “Sufocados com fumaça, espancados e fervidos vivos – esta é uma provação terrível e os pangolins claramente sofrem imensamente”.

“Esta filmagem destaca a verdadeira prática da caça aos pangolins. Esta não é apenas uma questão importante de conservação – é uma preocupação devastadora para o bem-estar animal”.

“Se quisermos proteger os pangolins da dor e do sofrimento nos países de onde eles vêm, precisamos combater o tráfico ilegal de carne”.

O instinto dos pangolins é enrolar-se em uma bola quando ameaçados, tornando-os fáceis de transportar (Foto: Neil D’Cruze)

O professor David Macdonald acrescentou: “O aumento da demanda impulsionada pela medicina tradicional asiática está tornando os pangolins lucrativos”.

“É fácil entender por que eles estão sendo explorados comercialmente, já que as balanças de apenas um pangolim podem oferecer uma soma de dinheiro para as pessoas nessas comunidades, mas não é sustentável de forma alguma”.

“Os números da população do pangolim selvagem estão começando a despencar”.

As escamas do animal são usadas na medicina tradicional em países como o Vietnã e a China (Foto: Neil D’Cruze)

Estimativas certeiras ​​de quantos pangolins permanecem na natureza estão faltando, embora se pense que mais de um milhão de pangolins individuais tenham sido retirados da natureza entre 2000 e 2013.

Existem oito espécies de pangolim, todas consideradas ameaçadas de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL

MÉXICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>