CACHALOTE

Baleia é encontrada morta na Indonésia com 6 kg de plástico no estômago

O corpo da baleia foi encontrado em estado avançado de decomposição.

Foto: Reuters

Uma baleia cachalote foi encontrada morta com 6 kg de plástico no estômago em um parque nacional na Indonésia. O corpo do animal estava em estado avançado de decomposição, o que impediu que a causa da morte fosse determinada.

Foto: Reuters

Vários tipos de plástico foram encontrados no corpo do animal. “Plástico rígido (19 peças, 140g), garrafas plásticas (4 peças, 150g), sacos plásticos (25 peças, 260g), chinelos (2 peças, 270g), pedaços de barnabte (3,26 kg) e copos plásticos (115 pedaços, 750g)”, diz publicação da organização WWF no Twitter. As informações são do portal G1.

China, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Tailândia são responsáveis por 60% do lixo plástico jogado nos oceanos, segundo dados de 2015 das organizações Ocean Conservancy e McKinsey Center for Business and Environmen.

Foto: Reuters

Para reduzir o impacto ambiental negativo do plástico, várias cidades do Brasil começaram a travar uma guerra contra os canudos. No município do Rio de Janeiro, o item é proibido desde julho de 2018 – com exceção para os feitos com papel reciclado ou biodegradável. A proibição também foi feita em Santos (SP), onde bares, restaurantes, pousadas e hotéis não poderão servir canudos de plástico aos clientes a partir de 2019.