EnglishEspañolPortuguês

Baleia-comum e gorila-das-montanhas deixam lista de ameaça de extinção

15 de novembro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Fundos Animais

As baleias-comuns e os gorilas-das-montanhas deixaram de estar sob ameaça crítica de extinção graças às ações empreendidas para sua proteção, informou na última quarta-feira a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O primeiro mamífero passou de estar em vias de extinção à categoria de vulnerável, como resultado das proibições para sua caça, de acordo com a última revisão da Lista Vermelha da organização conservacionista, que avalia a situação de quase 97 mil espécies no mundo, das quais mais de 26.840 estão gravemente ameaçadas.

No caso da baleia-comum, a melhoria da situação fica evidente no fato de que sua população duplicou desde os anos 70 até chegar a 100 mil animais maduros.

Enquanto isso, a Lista Vermelha também revela que a pesca está causando o declive de várias espécies de peixes no mundo em desenvolvimento.

Por sua vez, os gorilas-das-montanhas seguem em vias de extinção, mas já não de maneira crítica, como estavam quando foi elaborada a Lista Vermelha anterior, o que foi possível graças aos esforços de proteção realizados nas zonas fronteiriças dos países nos quais habita.

Também influenciou positivamente o fato de as comunidades locais que vivem em locais próximos ao seu habitat começarem a participar decididamente em atividades a favor da conservação.

Há dez anos, estimava-se que restavam 680 gorilas-das-montanhas, que teriam passado para mais de mil na atualidade.

O habitat localiza-se em áreas protegidas que cobrem um total de 792 quilômetros quadrados na República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda, zonas que estão rodeadas de terras dedicadas à agricultura e que cada vez estão mais povoadas.

Por isso, as principais ameaças à sua sobrevivência são a caça, as desordens civis e as doenças introduzidas pelos seres humanos, que vão desde infecções respiratórias até o ebola.

Fonte: UOL

Você viu?

Ir para o topo