EnglishEspañolPortuguês

Rússia mantém mais de 100 baleias presas em pequenos recintos no litoral do país

10 de novembro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+
Reprodução | CBS News

Mais de 100 baleias estão sendo mantidas em recintos apertados na costa leste do Pacífico da Rússia. Promotores estão investigando a área perto da cidade de Nakhodka, a qual foi apelidada de “cadeia das baleias” pela mídia local.

Onze orcas e 90 baleias da espécie beluga estão sendo mantidas presos. Ativistas temem que elas estão sendo vendidas de forma ilegal para parques aquáticos e aquários, violando leis da captura de baleias selvagens.

Alguns dos animais estão em contenção desde julho, a correspondente da CBS News Debora Patta reportou na quarta-feira.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais na segunda-feira mostra uma baleia sendo levantada de um pequeno recipiente por um guindaste em preparação, ativistas acreditam que o animal será enviado à China.

É ilegal capturar baleias da natureza exceto para propósitos científicos e educacionais seguindo um banimento mundial da caça comercial de baleias decretado em 1982. O jornal russo Novaya Gazetta reportou que quatro companhias que são donas do recipiente exportaram 13 baleias para China entre 2013 e 2016.

Entre 2012 e 2015, as companhias envolvidas tiveram permissão concedida para capturar dez orcas livres para propósitos educacionais. No entanto, sete dessas baleias foram exportadas para a China, onde uma foi avaliada em mais de $1 milhão em formas aduaneiras. 

No começo desse ano, autoridades russas ligaram para o ministro do interior para iniciar uma investigação de fraude na captura e venda das sete baleias. Outras firmas estão alugando baleias em um esforço de contornar certas restrições na venda de mamíferos marinhos. 

Uma filmagem realizada por um helicóptero mostra dezenas de baleias beluga em contenções apertadas. Especialistas afirmam que dado o tamanho dos tanques, muitas das baleias devem ser novas. A captura de baleias juvenis é categoricamente proibido, mesmo para razões científicas ou educacionais.

O Greenpeace Russia condenou as condições como “tortura”, e avisou que capturar baleias nesses números ameaça a população desses animais em longo prazo. O The Telegraph citou Oganes Targulyan do Greenpeace Rússia dizendo que apesar da lei permitir a captura de 13 baleias por ano, “ninguém está levando em contra que pelo menos uma orca é morta por cada uma que é pega”.

“Capturá-las nesse tempo, nós arriscamos perder toda a população de orcas. Na região próxima Kamchatka, os números de orcas caíram tão drasticamente que agora são listadas como em extinção”, lamenta a organização.

Você viu?

Ir para o topo