Onça-pintada é vista no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná


Uma onça-pintada foi vista três vezes nos últimos dias no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Na madrugada de sábado (3), o guia de turismo Nadir Ferreira de Carvalho viu a onça descansando às margens da rodovia de acesso às Cataratas do Iguaçu. No domingo (4) e na madrugada de segunda-feira (5), o animal foi visto novamente.

Foto: Nadir Ferreira Carvalho/Reprodução

 

“É a Atiaia. Ela foi vista novamente no domingo (4). Geralmente ela tem sido vista com os três filhotes que teve há cerca de seis meses”, afirmou a bióloga e coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros. Na segunda, a onça estava na companhia de dois filhotes. As informações são do portal G1.

Yara explica que a onça costuma se afastar e se esconder e que a recomendação é não tentar se aproximar. “Ela é vista na maioria das vezes à noite, quando já não há mais tantas pessoas no parque. Não temos registro de nenhum ataque. Mas, para evitar qualquer acidente, placas orientando os visitantes estão espalhadas por vários pontos”, disse.

Para descobrir quantas onças vivem no parque, um censo está sendo realizado em parceria com o Projeto Yaguareté e deve ser concluído até o início de 2019.  “Assim vamos poder saber como a população de onças flutuou, se aumentou, se diminuiu”, explicou. Em 2009, a população estimada era de 12 onças, e em 2016, de 22.

A espécie, que é reconhecida como símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade, está ameaçada de extinção. O Ministério do Meio Ambiente determinou, por meio da portaria nº 8, de outubro de 2018, o dia 29 de novembro como Dia Nacional da Onça-Pintada.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

RETROCESSO

RESPONSABILIDADE

SOLIDARIEDADE

MISSÃO

ACADEMIA ESPECISTA

SADISMO

DE OLHO NO PLANETA

ARTIGO

MAUS-TRATOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>