EnglishEspañolPortuguês

Fotos mostram elefantes com tromba esfaqueada em apresentações para turistas

6 de novembro de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Uma organização denunciou um zoológico da Indonésia no qual manipuladores de elefantes utilizam objetos pontiagudos para fazê-los se apresentarem para turistas.

A denúncia foi feita pela organização de proteção à vida selvagem Born Free e pelo fotojornalista Aaron Gekoski, que tirou fotos do zoológico Taman Safari em Bogor, na Java Ocidental.

Um manipulador é visto puxando a cauda de um dos elefantes no zoológico Taman Safari na Indonésia (Foto: Daily Mail Online)

As imagens revelaram elefantes sendo puxados pela tromba e pelo rabo enquanto manipuladores supostamente escondem ferramentas afiadas em seus punhos. Enquanto tudo isso acontece, uma multidão de turistas assiste animada o show de elefantes.

Enquanto o abuso ocorre, uma multidão animada de turistas assiste as apresentações (Foto: Daily Mail Online)

Gekoski disse: “Depois de um show, quando estávamos lá, os elefantes ficaram barulhentos. Um manipulador foi visto dando um soco no tronco de um animal e puxando sua cauda para controlá-lo”.

“Em uma inspeção mais próxima, parecia que o algoz estava escondendo um objeto afiado em sua mão, o que causou várias perfurações no tronco do elefante”, ele relata.

De acordo com o fotógrafo, o manipulador esconde um objeto afiado em sua mão que ele está usando para esfaquear o animal (Foto: Daily Mail Online)

Ele afirmou que depois de checar os outros elefantes, eles também estavam com ferimentos semelhantes. Entretanto, durante a ação, seguranças do local pediram para pararem de tirar fotos.

Essas feridas sangrantes vistas no tronco do elefante foram supostamente causadas por um manipulador (Foto: Daily Mail Online)

“Elefantes são seres muito amorosos, inteligentes e conscientes, que não devem ser montados, tocados ou usados ​​em shows, e eles definitivamente não devem ser controlados usando meios tão violentos”, ele completa.

Chris Draper, diretor de bem-estar animal e cativeiro da Born Free, disse que a instituição de caridade estava preocupada com as atividades no Taman Safari há um tempo. A organização recebeu inúmeras reclamações de turistas e membros do público visitando o zoológico.

“O abuso direto de elefantes relatado é completamente inaceitável e deve ser investigado pelas autoridades competentes”.

Taman Safari Indonésia também força elefantes a levarem turistas em passeios (Foto: Daily Mail Online)

O zoológico é membro da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários (WAZA), que exige que seus membros tratem todos os animais em seu cativeiro com o máximo cuidado.

“É chocante que este zoológico esteja listado como membro da WAZA, que afirma representar zoológicos ‘líderes’, ‘de alto padrão’ em todo o mundo, e aparentemente exige que seus membros ‘garantam que todos os animais sob seus cuidados são tratados com o maior cuidado e seu bem-estar deve ser primordial todas as vezes'”.

“Essas garantias começam a parecer insignificantes à luz do abuso e da exploração de elefantes em shows e passeios em um dos membros do zoológico”, Draper afirma.

Você viu?

Ir para o topo