EnglishEspañolPortuguês

Reino Unido irá cobrar impostos sobre plásticos não recicláveis

2 de novembro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

O governo do Reino Unido anunciou que colocará imposto sobre a importação e fabricação de embalagens plásticas não recicláveis no ano de 2022.

O imposto está sendo considerado como uma forma de reduzir a quantidade de resíduos perigosos gerados no país e diminuir a poluição por plásticos no meio ambiente. Ele seria introduzido a partir de 1º de abril de 2022 para que as empresas tenham um tempo de adaptação.

Ele será aplicado a embalagens que contenham menos de 30% de plástico reciclado. De acordo com as estatísticas oficiais, 2,26 milhões de toneladas de embalagens plásticas são usadas no Reino Unido todos os anos, e a maioria é feita de plástico novo, em oposição ao material reciclado.

O imposto foi anunciado no Orçamento de 2018 pelo ministro das Finanças Philip Hammond, que ainda está consultando os detalhes e o cronograma para a mudança, informa a Bloomberg. Ele também afirmou que ele estava considerando uma adição de uma taxa sobre copos de plástico de uso único.

O Reino Unido irá cobrar impostos de empresas que utilizarem embalagens plásticas a partir do ano de 2022 (Foto: Pixabay)

“Devemos nos tornar líderes mundiais na luta contra o flagelo do plástico que cobre nosso planeta e nossos oceanos”, disse o chanceler em um comunicado ao Parlamento. “Itens descartáveis ​​de plástico são convenientes para os consumidores, mas mortais para os oceanos”.

The Treasure disse anteriormente que estava analisando quatro formas de tributar o plástico, incluindo esforços para diminuir a demanda por plásticos de uso único, como xícaras de café e embalagens para viagem, e incentivar a reciclagem.

A embalagem plástica é uma das maiores fontes de plástico que acaba em aterros sanitários e entra no meio ambiente. De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, apenas cerca de 14% de todo o plástico é reciclado, o que significa que o resto é deixado para poluir o planeta e desmoronar por conta própria.

Artigos de plástico podem levar até centenas de anos para serem decompostos, e mesmo assim, eles permanecem no ecossistema como microplásticos, que foram encontrados para subir na cadeia alimentar e até mesmo poluir 83% da água da torneira do mundo.

Você viu?

Ir para o topo