EnglishEspañolPortuguês

Plástico é encontrado no sistema digestivo de humanos em todo o mundo

25 de outubro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Novas pesquisas encontraram plástico nos sistemas digestivos de seres humanos em todo o mundo. A descoberta foi realizada por uma equipe de pesquisadores da Universidade Médica de Viena, na Áustria.

Eles analisaram amostras de fezes de oito pessoas, todas de diferentes países, e descobriu que todas elas tinham resultado positivo para pelo menos um microplástico.

O estudo, que é o primeiro de seu tipo, procurou por evidências de plástico nas entranhas de pessoas de todos os cantos da Terra, incluindo Finlândia, Holanda, Polônia, Reino Unido, Áustria, Itália, Rússia e Japão.

No total, 9 dos 10 diferentes tipos de microplásticos existentes foram encontrados nas amostras. Enquanto a concentração destes vários tipos de plásticos variou entre os oito participantes, todas as fezes dos sujeitos continham traços de polietileno tereftalato e polipropileno.

Esses são comumente usados ​​em garrafas de bebida e suas tampas. De fato, esses dois tipos de plástico são altamente penetrantes e compunham quase 80% do nível total de microplásticos encontrados nos oito analisados.

Cientistas analisaram fezes de oito pessoas, todas de diferentes países, e encontraram microplásticos em todas (Foto: Pixabay)

Embora os cientistas ainda não tenham realizado pesquisas suficientes para fornecer respostas concretas sobre como a presença deles em nossas barrigas podem nos afetar, há muitas evidências que mostram que essas pequenas partículas estão tendo um enorme impacto negativo em nossos oceanos e nos animais marinhos que vivem em eles.

Como exemplo, estudos científicos mostraram que os microplásticos têm o poder de danificar os intestinos e entrar na corrente sanguínea de criaturas marinhas.

Microplásticos são agora usados desde utensílios de uso único a cosméticos, roupas sintéticas e acessórios.

Hoje em dia, o plástico está sendo encontrado em muitos outros lugares – nos estômagos de criaturas marinhas que moram a uma distância de 11 quilômetros abaixo da superfície da água e em mais de 90% das principais marcas de sal de mesa, de acordo com pesquisas.

Entretanto, pequenas mudanças individuais podem ser realizadas para reverter a situação. Reduzir o uso pessoal de plásticos descartáveis ​​e evitar produtos que contenham microesferas de qualquer tipo são táticas que podem ser utilizadas.

Você viu?

Ir para o topo