INSPIRAÇÃO

Longa sobre agricultor vegano ganha prêmio de melhor filme em festival

Festival de Cinema Vegano elege como melhor filme "73 Cows", que conta a história de um agricultor que se torna vegano e dá suas vacas para um santuário

O fazendeiro Jay Wilde decidiu enviar seus animais para um santuário (Foto: 73 Cows)

O Festival Internacional de Cinema Vegano de Ottawa (OIVFF) elegeu “73 Cows”, de Alex Lockwood, como o melhor filme do festival.

O filme vencedor conta a trama do pecuarista inglês Jay Wilde, que entrega suas vacas a um santuário e torna-se vegano depois de ver os animais como indivíduos sencientes. Também levanta questões sobre os dilemas e lutas enfrentados por muitos agricultores.

O fazendeiro Jay Wilde decidiu enviar seus animais para um santuário (Foto: 73 Cows)

“Para mim e para a equipe, até entrar no OIVFF e aparecer ao lado de grandes filmes foi um grande privilégio e um grande negócio para nós”, disse o diretor Alex Lockwood em um comunicado à Plant Based News.

“Então, ter sido escolhido como o Melhor Filme no geral é incrível. Tendo decidido fazer o filme sem orçamento e com um time de quatro pessoas, estamos absolutamente felizes que ’73 Cows’ esteja sendo recebido dessa maneira”.

“Um enorme agradecimento pessoal a Jay e Katja (e às vacas) está em ordem, pois sem eles serem tão acolhedores como eles, não teríamos sido capazes de fazer esse filme. Então, de mim (Alex), Ollie, John e Nishat nós apenas queremos agradecer muito ao OIVFF e parabéns a todos os filmes que estiveram envolvidos”, ele completa.

De acordo com o júri, “’73 Cows’ é um filme bonito e comovente que traça a jornada de Jay através das mudanças que ele nunca esperava”.

“É uma meditação requintada sobre o vínculo entre homem e animal, e um profundo retrato de um homem que desperta para o chamado da consciência, compaixão e coragem”, eles julgaram. Além de ganhar o prêmio de Melhor Filme em Geral, “73 Cows” também ganhou o Melhor Filme de Estilo de Vida no Festival.

O evento que aconteceu no final de semana no Mayfair Theatre em Ottawa, Ontário, no Canadá, apresentou uma coleção de filmes curtos e longas.

Outros filmes vencedores são “Promises”, que ganhou o prêmio de Melhor Animal Animal de Bem-Estar; “Eating You Alive”, que recebeu o prêmio de Melhor Filme de Saúde e Nutrição, e “Where Do We Go?”, que levou para casa o prêmio de Melhor Filme Ambiental.

O filme “73 Cows” está disponível para ser assistido online e gratuitamente no Vimeo.