EnglishEspañolPortuguês

Perda massiva de insetos diminui números de outros animais

22 de outubro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

Há quatro anos, uma equipe internacional de biólogos estimou que a quantidade de invertebrados como besouros e abelhas diminuiu 45% em 35 anos. Um estudo do ano passado mostrou uma diminuição de 76% em insetos voadores nas em reservas naturais na Alemanha nas últimas décadas.

Agora, um relatório publicado esta semana no jornal Proceedings of National Academy of Sciences mostra queda massiva de insetos também no continente americano. Os autores do estudo colocam na conta da mudança climática a perda de invertebrados tropicais.

Com insetos em risco, outros animais sofrem | Foto: Pixabay

A pesquisa também observou lagartos anole, que se alimentam de insetos na floresta tropical. Dos anos 1970 para os dias atuais, a biomassa de anole caiu mais de 30%. Algumas espécies de anole desapareceram completamente.

Em reação à publicação, alguns cientistas discordam do peso do clima na perda de insetos. Entretanto, a ação humana em algum nível interfere na vida desses invertebrados, seja com a expansão urbana ou métodos utilizados pela agricultura. Num efeito dominó, espécies de répteis, anfíbios e pássaros ficam igualmente comprometidas nesse desequilíbrio de ecossistemas.

Você viu?

Ir para o topo