Ações do Congresso tentam minar Lei de Espécies Ameaçadas nos EUA


A Lei de Espécies Ameaçadas dos Estados Unidos, conhecida como ESA (Endangered Species Act), é historicamente reconhecida no país e no mundo como referência em ações pela conservação de espécies. A lei entrou em vigor em 1973 na gestão de Nixon. A águia careca, símbolo norte americano, é uma das espécies salvas pela lei. O condor da Califórnia, o urso pardo, a baleia jubarte, além de insetos e plantas, estão na lista de espécies que já não existiriam sem a ESA.

Porém, a lei sozinha não atingiu todas as metas estabelecidas. Isso serve de argumento para os políticos críticos à legislação atual. Embora a ESA seja apoiada tanto por democratas quanto por republicanos, alguns representantes do último grupo tentam há ano passar leis que a enfraqueçam. Em 2018, finalmente conseguiram com que 5 propostas avançassem no Congresso.

Água
Lei de Espécies Ameaçadas dos EUA é histórica | Foto: Pixabay

Comitê da Câmara sobre Recursos Naturais dos EUA aprovaram leis cujas consequências incluem atravancar o destino de recursos financeiros para conservação de plantas e animais e dificultar a intimação legal de quem comete abusos enquadrados na ESA.

Embora ao longo dos 45 anos da Lei de Espécies Ameaçadas outras tantas tentativas de enfraquecê-la tenham sido barradas, ativistas temem que dessa vez nada impeça uma derrota para a conservação de espécies. Além da chancela do Comitê, os Estados Unidos passa por momento político turbulento. Eventos polêmicos como a nomeação de Brett Kavanaugh para a Suprema Corte dominam a pauta política na mídia. Teme-se que sem a atenção devida por parte da população essas leis sejam sancionadas sem pressão efetiva contra.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DESMATAMENTO

BARBÁRIE

PRESSÃO INTERNACIONAL

INVOLUÇÃO

UNIÃO

PREVENÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>