Pesca esportiva causa graves lesões e sofrimento intenso em peixes


Um estudo da Universidade da Califórnia Riverside (UCR) revelou que a pesca esportiva tem sim impacto sobre os peixes. A prática, também popular no Brasil, consiste em pegar o peixe e, depois, devolvê-lo a seu habitat. Pressupõe-se que tal modalidade é inofensiva, visto que não mata ou remove o peixe irreversivelmente de seu ambiente.

Entretanto, a pesquisa mostrou que lesões causadas pelo anzol quando removido da boca do peixe reduzem a capacidade do animal de se alimentar.

Pesca esportiva tem sim impacto ambiental | Fonte: Pixabay

Peixes pegam alimentos por sucção. Tim Higham, pesquisador da UCR, explicou que o efeito da lesão causada pelo anzol na boca do peixe é semelhante ao que acontece quando tentamos beber líquido com um canudo furado na lateral.

Além disso, é recente a admissão por parte da ciência que peixes sentem dor e prazer tanto quanto gatos e cachorros. Hoje, a maioria entre biólogos e veterinários concordam sobre o tema. Porém, não existem leis que protejam os peixes de maus tratos como existem para os demais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

COMOVENTE

ACIDENTE

Acolhimento

CRUELDADE

FINAL FELIZ

ACIDENTE

DESAPARECIMENTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>