EnglishEspañolPortuguês

Leitor do jornal Zero Hora sugere venda e morte de 800 cães de Porto Alegre (RS)

21 de outubro de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Um texto sugerindo a venda e morte de cães em situação de rua, publicado na seção “Leitor” do jornal Zero Hora neste sábado (20) provocou indignação nos protetores da capital gaúcha. Numa reação odiosa à matéria “Cuscolândia – Canis lotados: mais de 800 cães aguardam adoção em Porto Alegre”, veiculada no dia 17, o leitor Mauricio Konrad propõe: “toda criação de pets deveria ser taxada. Igual ao que muitos países adiantados já estão fazendo, flagrados pelos problemas causados. Sujeira, doenças, periculosidade e os gastos inúteis para mantê-los. Poderíamos matar a fome do mundo não os tendo. Até canis públicos estão sendo construídos pelo poder público. Um absurdo! (…) Cachorro de rua deveria ser vendido para a China, onde os comem. Essa renda auferida serviria para, pelos menos, pagar os estragos na civilização. (…)”

(Foto: Divulgação)

Inúmeros perfis de redes sociais reproduziram o print do texto de Mauricio Konrad, com comentários que expressavam revolta, ameaça de cancelamento da assinatura do jornal, e até sugeriam o candidato à presidência do leitor. A pedagoga Cintia Rockenbach, citada na matéria Cuscolândia, criticou a RBS/ZH por publicar um texto com esse teor de ódio e preconceito aos animais, e também o autor do texto: “meu repúdio por ainda existirem pessoas como este cidadão que acha que os animais não merecem viver”.

Para Luiza Moll, professora universitária aposentada, o texto configura crime de incitação aos maus-tratos aos animais, e só foi selecionado e publicado porque houve concordância do jornal. Ela solicitou que a Zero Hora faça uma retratação em seu editorial. “Não se trata de respeito à liberdade de imprensa, que não se confunde com publicação em caráter de foro íntimo, nem de censura, porque veicular evidente conteúdo de incitação aos maus-tratos configura conivência inaceitável”, escreveu em solicitação por WhatsApp ao Grupo RBS.

Segundo Luiza, o texto injurioso e incitatório viola o art. 225 da CF 88, que estabelece que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações”.

Em seu perfil, a jornalista Gelcira Teles aconselhou que todos enviassem e-mail ao Zero Hora, manifestando seu repúdio à apologia ao crime e contrariedade ao fato do jornal ter publicado texto com teor que fere o Código de Ética dos Jornalistas, a legislação brasileira e incita a violência.

Conforme a matéria, são mulheres, em “larga maioria”, que cuidam dos 800 cachorros que vivem em canis e casas de passagem aguardando pela adoção em Porto Alegre . “Alguns chegam debilitados pelos maus-tratos – sem uma orelha, cegos, ou com patas quebradas. Muitos, desnutridos”.

Autor do texto? Em um dos perfis registrados como Mauricio Konrad nas redes sociais, só há fotos de javalis assassinados, o que poderia explicar o grau de ódio e desrespeito do sujeito aos direitos animais.

Clique aqui para ler a matéria Cuscolândia. Contatos da Zero Hora: [email protected], (51) 99967.4125 (WhatsApp)

Você viu?

Ir para o topo