EnglishEspañolPortuguês

Égua idosa e desnutrida cai no chão ao ser forçada a puxar carroça no RS

19 de outubro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Uma égua idosa explorada para puxar carroça foi resgatada em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Três jovens, dois de 17 e um de 18 anos, foram detidos por maus-tratos. O caso aconteceu no na Avenida Euclydes Kliemann, no bairro Esmeralda.

(Foto: Maria Regina Eichenberg/Rádio Gazeta AM)

Idosa, com lesões e desnutrição, a égua caiu no chão ao ser forçada a puxar a carroça. Os maus-tratos foram flagrados por voluntários da ONG Cavalo de Lata, que acionaram a Brigada Militar. As informações são do portal GAZ.

O médico veterinário Tiago Marques, do Canil Municipal, deslocou-se até o local e prestou atendimento à égua, que ficará sob a responsabilidade do canil. De acordo com o profissional, o animal estava passando mal.

“É uma égua idosa, dá pra ver pelos dentes e por outros sinais. Tem lesões nas patas, sarnas, fungos e uma leve desidratação, e apresenta marcas de que tem puxado carroças por um bom tempo”, disse o veterinário à Rádio Gazeta. Marques estima que a égua, que também está com uma úlcera em um dos olhos, tenha cerca de 17 anos.

O veterinário está otimista quando à possibilidade de recuperação do animal. Ela receberá ração, vitaminas e, caso seja necessário, soro. “Já pegamos casos piores e conseguimos recuperar”, afirmou Marques.

(Foto: Maria Regina Eichenberg/Rádio Gazeta AM)

Casos semelhantes a esse são comuns.  Segundo o veterinário,”no verão, com a temperatura alta, os catadores costumam sair com as carroças os dias todos e o animal fica exausto puxando peso. É um trabalho escravo”.

Um termo circunstanciado de ocorrência foi feito pela Brigada Militar. O pai de um dos menores responderá ao processo por maus-tratos a animais em liberdade. A audiência judicial de julgamento do caso já foi marcada e contará com a presença das pessoas que testemunharam o crime. A possibilidade do animal retornar para o tutor será decidida pela Justiça.

Casos em que um animal é vítima de maus-tratos e precisa ser resgatado com urgência devem ser denunciados à Guarda Municipal através do telefone 153. Através da denúncia, o Canil Municipal, que tem veterinários em sistema de plantão 24 horas, será acionado pelos guardas. Se o caso não requerer ação imediata, a denúncia anônima pode ser feita por meio de boletim de ocorrência na Polícia Civil, na delegacia ou pela internet.

Você viu?

Ir para o topo