Ação humana erradicou pelo menos 300 espécies de mamíferos


Um estudo conduzido pela Aarhus University da Dinamarca mostrou o tamanho do impacto causado pela ação humana no meio ambiente. Mais de 300 espécies de mamíferos foram extintas graças à ação humana ao longo de 2,5 bilhões de anos.
“Isso é muito assustador. Estamos começando a cortar toda a árvore [da vida], incluindo o ramo em que estamos sentados agora”, afirma Matt Davis, pesquisador que liderou o estudo. Ecossistemas em todo o mundo já foram significativamente afetados pelo extermínio de grandes animais.
Mamute não sobreviveu ao homem | Foto: Pixabay
Segundo o estudo, mesmo que o desmatamento, a caça e a poluição cessassem dentro de 50 anos e as taxas de extinção diminuíssem para níveis naturais, levaria 5 a 7 milhões de anos para o mundo se recuperar.
A pesquisa leva em conta o tempo de evolução das espécies. Foram observados apenas mamíferos, mas os cientistas acreditam que entre os demais animais o número é semelhante.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

RECONHECIMENTO

PRESERVAÇÃO

VAQUINHA ON-LINE

FINAL FELIZ

LEALDADE

COMPROMISSO

ESPECIAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>