A Agência Ambiental de Abu Dhabi (EAD) marcou e nomeou quatro tartarugas verdes para serem monitoradas via satélite. Em seguida, as quatro foram soltas na Ilha Bu Tinah, um famoso santuário de tartarugas nas águas de Abu Dhabi. A ação ocorreu em abril deste ano.
A iniciativa foi uma tentativa de descobrir maneiras de proteger os números atuais da espécie, ameaçada de extinção. Conhecer seus hábitos migratórios e de reprodução , então, era extremamente necessário. Para isso, a EAD trabalhou em conjunto com outras agências da região.
Dos quatro indivíduos marcados, dois deixaram o santuário de quatro a seis semanas depois da soltura. Nomeadas Wisdom (sabedoria) e Respect (respeito) em homenagem a uma comemoração local, as tartarugas seguiram pela costa em direção ao Estreito de Ormuz. Chegaram a Ras Al Hadd, em Omã, 30 dias depois. O trajeto foi de aproximadamente 1100 quilômetros.
Em Ras Al Hadd, Wisdom e Respect encontraram outras tartarugas-verdes. Os cientistas acreditam que elas estejam se preparando para botar ovos.
A experiência mostra que é preciso um trabalho conjunto na região para proteger as tartarugas. A EAD pretende dividir os dados obtidos com países vizinhos para que a proteção seja pensada coletivamente.