No dia 28 de setembro, a Beyond Investing registrou a primeira ETF (Exchange-traded fund) de responsabilidade social, a US Vegan Climate. ETF é um fundo de investimento negociado na bolsa de valores, que age como uma ação. O fundo vai selecionar empresas de acordo com os seus propósitos, que devem ser consistentes com o veganismo.
O fundo busca atender as preocupações de veganos, amantes dos animais e ambientalistas. Eles pretendem fazê-lo evitando investimentos em empresas que contribuem para o sofrimento animal, destruição da natureza e mudança climática. Além disso, para cada $1000 investido na US Vegan Climate, um acionista vai evitar a morte de 13 animais por ano. Quem fala isso são os criadores do fundo Claire Smith, Lee Coates e Larry Abele.
O mercado
De acordo com as informações da Bloomberg, esse mercado teve um aumento de 400% nos últimos cinco anos. Foram mais de $6 milhões direcionados à fundos dedicados a problemas ambientais, sociais e governamentais. Essa estratégia é conhecida por ESG (Environmental, Social and Governance).
O fundo de investimentos US Vegan Climate é o primeiro a focar especificamente em exploração animal. Uma parte dos lucros líquidos do fundo devem ser direcionados à organização de proteção animal sueca Beyond Cruelty Foundation.